10 dicas para contratar os fornecedores do casamento

6 agosto 2015

Ser pedida em casamento é maravilhoso, é o começo da realização do sonho! Mas depois que a “ficha cai” bate um mini desespero, e agora? Por onde começar? Quais fornecedores preciso contratar? A primeira pergunta eu já respondi aqui, mas agora quero responder a segunda, com 10 dicas de como não errar na contratação dos fornecedores do casamento!

Screen Shot 2015-08-06 at 12.48.53 AMA ideia surgiu através de uma conversa com a Giselle do Cerimonial Santa Rosa, e após uma consultoria dela consegui resumir aqui para vocês!

woven-styled-21

Screen Shot 2015-08-06 at 12.54.23 AM

Alguns fornecedores devem ser contratados antes dos demais pelo fato de não conseguirem atender mais de um casamento na mesma data. Inclusive vários deles tem a agenda bem concorrida e então é preciso reservar a data com bastante antecedência, as vezes mais de um ano.

Veja os fornecedores que tem exclusividade de data: Espaço da cerimônia, Espaço da Recepção,  Fotografia, Filmagem, Banda ou Grupo Musical, Assessoria e Cerimonial. Além disso tem o Cabeleireiro e Maquiador, que as vezes até atendem mais de uma noiva por dia, mas não no mesmo horário.

Screen Shot 2015-08-06 at 1.22.15 AM

woven-styled-13

Screen Shot 2015-08-06 at 12.55.14 AM

A primeira coisa que os noivos precisam definir é o estilo do casamento (campo, praia, destination, mini wedding, bolo com champagne, brunch, etc) e o orçamento que tem disponível para investir no casamento. Com essas informações o casal terá uma ideia de quais fornecedores serão essenciais e quais poderá dispensar, se for por exemplo o caso de uma celebração sem recepção.

Acho importante também falar que nesse momento é essencial uma conversa entre o casal para decidirem o que priorizar o casamento. Infelizmente nem sempre é possível ter o melhor fotógrafo, a melhor decoradora, a melhor banda, o melhor buffet e etc. Mas dentre os fornecedores que vão contratar é possível estabelecer prioridades de investimento e até mesmo decidir itens que podem economizar um pouquinho a mais.

woven-styled-31

Screen Shot 2015-08-06 at 12.56.08 AM

Esse é o momento mais chatinho e delicado de todo o período de preparativos, na minha opinião. É a hora de pesquisar de dia, tarde e noite, e descobrir os fornecedores de cada categoria a serem contratados! Vale pesquisar na internet, em blogs de casamento (aqui no Berries temos um Guia de Fornecedores com os fornecedores que eu indico!), pedir indicações dos para amigos e conhecidos que já casaram. Busque referências!woven-styled-16

Screen Shot 2015-08-06 at 12.56.42 AM

Essa etapa é fundamental para que no final da celebração do casamento os noivos fiquem satisfeitos. Não basta o fornecedor escolhido ser bom e confiável, ele precisa ter o estilo que os noivos se identificam. Para isso é preciso treinar o olhar e identificar os diferentes estilos, principalmente na fotografia e filmagem, que é o que fica para sempre!

Saber exatamente o que o fornecedor pode lhe oferecer evita muitas decepções. Esperar que o fornecedor x faça exatamente como o y é frustrante e pode desgastar a relação entre noivos e fornecedores.woven-styled-22

Screen Shot 2015-08-06 at 12.57.39 AM

Uma vez feita a triagem de fornecedores dentro do estilo que se identifica é hora de pedir e entrar em contato com os fornecedores. Peça entre 3 a 5 orçamentos, para poder comparar o que oferecem, ver disponibilidade de datas e também para não ficarem loucos com dezenas de orçamentos para comparar. Cuidado para não comparar produtos diferentes focando apenas no preço!

 woven-styled-24

Screen Shot 2015-08-06 at 12.58.18 AM

Uma vez que você se identificou com o estilo do fornecedor e até verificou que se encaixa no seu orçamento agende uma visita. Peça para ver o máximo possível do trabalho dele, seja fotos, video, ou mesmo experimentando os produtos.

Nesse sentido é fundamental entrar em contato com estes profissionais, visitá-los para conhecer o trabalho e gostando, verificar a disponibilidade de agenda.woven-styled-28

Screen Shot 2015-08-06 at 12.58.58 AM

Agora é hora de comparar as opções dentre os profissionais que você mais se identificou e que tenham a sua data. Verifique o que cada fornecedor oferece, como por exemplo: do que são feitos os doces, parafina, chocolate belga? Quantas pessoas a equipe do cerimonial disponibiliza no dia? Quantos garçons estão inclusos? Quanto custa a hora extra? Como falei aqui em cima, o preço só pode ser um diferencial caso os fornecedores ofereçam exatamente o mesmo produto ou serviço.

woven-styled-17

Screen Shot 2015-08-06 at 12.59.35 AM

Um outro fator muito importante para auxiliar nessa tomada de decisão é o grau de empatia e segurança que você sentiu no fornecedor. O casamento é um dos dias mais importantes da vida! Alguns dos fornecedores você vai passar as horas mais felizes da sua vida ao lado deles, escolha bem com quem você quer dividir o seu dia! Além disso, não há preço que pague noivos tranquilos e confiantes que tudo vai dar certo e que escolheu os melhores profissionais que poderia!woven-styled-33

Screen Shot 2015-08-06 at 1.00.08 AM

Uma vez que você saiba qual fornecedor deseja contratar é hora de pensar em pouco friamente e deixar o coração de lado. Nessas horas a presença do noivo é fundamental! Analisem o contrato, verifiquem tudo que está incluso, possíveis multas e horas extras, prazos e etc.

Não tenham medo de negociar! Mas só faça isso se realmente tiver intenção de fechar com aquele fornecedor. Normalmente é preciso dar uma entrada para segurar a data e o restante é parcelado até o dia do casamento, mas pagamentos à vista podem render belas economias. Mas cuidado! Tenha certeza que se trata de uma empresa séria! Não arrisque caso não tenha certeza (pesquise pelo CNPJ, reclame aqui, etc.).woven-styled-35

Screen Shot 2015-08-06 at 1.00.44 AM

Acredite, contratar uma assessoria pode ajudar e muito nessa tarefa de contratação dos fornecedores do casamento. A assessora pode ajudar a fazer essa triagem de profissionais confiáveis que se encaixem no estilo e orçamento do casal, além de ajudar a verificar os contratos e talvez até conseguir algum desconto para os noivos.

 Por isso a escolha do cerimonial deve ser a primeira ou uma das primeiras do casamento! Um investimento que pode resultar em economia de tempo e dinheiro para o casal!

Screen Shot 2015-08-06 at 1.24.36 AM

woven-styled-20

Fotos: Jessica M. Wood Photography, Sincerely, A. Photography