5 Dicas para fotografias de casamento perfeitas

15 fevereiro 2017

Uma das maiores dicas que eu posso dar para os noivos é: invistam em fotografia! Infelizmente nem sempre é possível investir em todos os detalhes do casamento, então nesse caso é preciso traçar algumas prioridades e analisar o que é mais importante para o casal: a decoração, a música, o cardápio, as lembrancinhas, a papelaria, e por aí vai.

Mas independente de qual forem as prioridades e quais os motivos os fazem valorizar um item mais do que o outro, ao meu ver, a fotografia deveria ser unanimidade entre todos os noivos e noivas. É através das fotografias que vocês vão poder relembrar o que sentiram no dia, rever pessoas queridas que estiveram presentes mesmo quando elas não estiverem mais entre nós, reparar em alguns detalhes que passaram desapercebidos no dia e mais um tanto de outros bons sentimentos que só uma fotografia é capaz de despertar na gente.

Mas quando digo investir em fotografia não quero dizer “pagar caro”. Nem sempre o caro é o melhor ou o mais indicado para nós. Pode ser sim que talvez seja preciso espremer o orçamento um pouquinho para contratar o fotógrafo dos sonhos, mas independente disso quero que façam a escolha mais acertada possível! É para isso é preciso haver identificação de estilo, empatia, confiança, liberdade e afinidade. Mas não para por aí, para se ter fotos perfeitas no dia do casamento vai muito mais além do que contratar um fotógrafo renomado. E é justamente por isso que convidei o Estevão Fonseca para dar cinco dicas para se ter fotografias de casamento perfeitas! Ele é a terceira geração de uma família inteira de artistas e é um dos fotógrafos com olhar mais sensível que já vi! Tenho certeza que vão amar as dicas e as fotos do Estevão!

fotografia de casamento blog berries and love

Toda noiva sonha com fotografias perfeitas. Sonha em ver e rever para o resto da vida esse dia que é tão especial, eternizado em fotografias que transbordam emoção. Fotografias que transbordam amor e verdade. Esse é um sonho comum entre as noivas de todos os cantos do mundo. Entretanto, o que as noivas podem fazer para que esse sonho se torne realidade?

Screen Shot 2017-02-14 at 8.20.50 PM

A decisão mais importante para este sonho é a escolha do fotógrafo. Antes de tudo, é necessário que haja uma conexão com o trabalho do fotógrafo. Não bastam fotografias lindas! Tem que haver uma química entre noiva e fotógrafo. A noiva precisa olhar pro trabalho desse profissional, imaginar seu casamento pelos olhos dele e sentir a emoção de estar se casando, mesmo ainda faltando um ano para o seu grande dia. Esse é o primeiro passo e o mais importante para a realização do seu sonho.

Decidido o fotógrafo, é necessário que haja diálogo. O profissional precisa entender quais são as expectativas do casal e ninguém além dos noivos são capazes de explicar tudo o que têm dentro de seus corações. Sem diálogo o fotógrafo fica apenas por sua conta e instintos, e pode não conseguir contar de fato a história do casal.

_MG_0600_MG_0663_MG_0681

Screen Shot 2017-02-14 at 8.21.30 PM

O Making of no dia do casamento é um momento de extrema importância e uma das memórias mais preciosas desse dia. Faz toda a diferença no dia da noiva, pois é um momento de relaxar a mente e se preparar para dizer “sim!”. Mas o que podemos fazer para ter fotos perfeitas no making of?

Primeiro passo: cerque-se de pessoas queridas! Isso faz toda a diferença! Para a noiva, estar perto de pessoas especiais, pessoas que partilham de intimidade, o making of se torna algo muito maior que uma preparação. Se torna um momento de dividir amor, amizade, dedicação e apoio. Estar junto de pessoas especiais num momento de tamanha importância não só fortalece a noiva, como a diverte, relaxa, tira toda a tensão e faz o dia muito mais bonito!

Segundo passo: procure locais confortáveis para fazer o making of! É muito importante que todos estejam confortáveis. Que haja espaço suficiente para todas as pessoas presentes nesse momento. E não só espaço, mas também conforto. É super importante que o local escolhido seja aconchegante. Sabe por quê? Imagina ficar várias horas do dia em local apertado, com muitas pessoas, muito barulho, poucos lugares para se sentar, quente, sem circulação de ar… Não dá, não é?

Nesse momento de preparação é importante que haja descanso, pois é apenas o começo do grande dia. Finalizado esse momento ainda teremos muitas horas de alegria pela frente, então é muito necessário estar bem e com energia para aproveitar cada minuto! Uma dica que nós damos é, se possível, faça seu making of na casa de algum parente ou amigo (a), que comporte todas as suas pessoas amadas e fundamentais na sua vida, com conforto e aconchego. Te garantimos que isso irá aumentar e muito a qualidade do seu dia!

Karen_JoaoPedro-91_MG_8081_MG_8138

Screen Shot 2017-02-14 at 10.27.29 PM

Você sonha em se casar de dia, com aquela luz maravilhosamente linda de um fim de tarde? Aqui vão algumas dicas para facilitar a realização do seu sonho!

Primeira dica: o horário descrito no convite! Quantas vezes ouvimos histórias de casais que planejaram durante meses casarem com o pôr do sol ao fundo e por conta de trinta minutos seus sonhos não se realizaram? Pois é! Fiquem atentos a isso! Atrasos no casamento acontecem sempre. Isso é normal. O que precisamos fazer é aprender a trabalhar com uma margem de atraso que nos ajude a nos programar bem para que dê tudo certo. O sol se põe com uma certa diferença de tempo de acordo com a época do ano. Por exemplo, no verão o sol se põe um pouco mais tarde do que no inverno. Acrescentamos a soma o horário de verão, nos últimos meses do ano teremos um pôr do sol por volta das 19h30. Para que a cerimônia finalize com pôr do sol ao fundo, aconselhamos marcar o casamento para as 17h30. É ideal essa diferença para que as coisas aconteçam no momento certo. Com o sol de pondo às 17h30, – o que é o normal na maior parte do ano -, aconselhamos marcar o início do casamento para as 16h.

Segunda dica: procurem por locais abertos e organizem seu casamento para que o sol se ponha ao fundo da cerimônia. Sim! Isso mesmo! Procurem arrumar a cerimônia de uma maneira que o sol se ponha nas costas dos noivos. Por quê isso? Com o sol se pondo às suas costas, essa será nossa moldura natural para a maior parte das fotos. Notem que na maior parte das fotos, nós, fotógrafos, estamos localizados ao lado ou atrás do celebrante. Sendo assim, estamos de frente para os noivos. Logo, fotografando os noivos, temos aquele céu maravilhoso que nosso Deus fez para desfrutarmos ao máximo. E não se preocupem quando for ao contrário! Ao fotografarmos os noivos de costas, temos um resvalo de luz e de cor que se espalham no lado contrário do pôr do sol também. Dessa forma teremos um céu lindo do outro lado, com cores um pouco diferentes, mas não menos lindo.

Terceira dica: Mas mesmo se o casamento não for ao ar livre é possível ter a luz natural, a melhor luz do mundo,  favorecendo as suas fotos. Para isso escolha ambientes onde a luz do sol possa penetrar e clarear o ambiente, como por exemplo espaços com muitas janelas ou teto de vidro. O resultado é sem dúvidas melhor!

www.estevaofonsecafotografia.com.brwww.estevaofonsecafotografia.com.brwww.estevaofonsecafotografia.com.br

Screen Shot 2017-02-14 at 10.35.31 PM

Sabe aquelas fotos clássicas com a família, padrinhos e amigos na frente da mesa do bolo? Nós fotógrafos as chamamos fotos protocolares. Engraçado, né? rs Mas chamamos assim pois são fotografias de protocolo. Elas são clássicas e a família adora! São aquelas fotos que vão parar no porta-retrato da sala da vovó ou no quarto da tia, sabe? Então! Essas são bem clássicas para serem descartadas. São fotos para eternidade!

Porém, alguns casais ainda vão de mesa em mesa tirando foto com os convidados. Nosso conselho quanto a isso é: não faça! Porque na verdade perde-se muito tempo indo de mesa em mesa. Já acompanhamos casais que perderam 2h de uma recepção programada para durar 4h nesse processo. É desgastante e não é tão necessário assim. O que aconselhamos todo casal a fazer é chamar todo mundo para a pista de dança e começar a diversão. Nós estaremos por lá todo o tempo, então vocês terão fotos com os convidados e não apenas fotos, mas fotos reais, de momentos reais, divertidos, que vão ficar marcados na memória. Dessa forma vocês criam suas próprias memórias. Lembranças mais divertidas de um dia muito especial!

www.estevaofonsecafotografia.com.brwww.estevaofonsecafotografia.com.brwww.estevaofonsecafotografia.com.br

Screen Shot 2017-02-14 at 10.37.19 PM

Agora, chegando o tão sonhado dia de se casar, o mais importante é procurar manter a calma para conseguir aproveitar cada segundinho desse dia. Para que a fotografia seja perfeita, os noivos precisam estar envolvidos. Sem tensão, sem estresse. Apenas amor! Nada é mais bonito que o amor! Nada é mais bonito do que essa entrega de corpo, alma e espírito! O papel do fotógrafo é registrar com sensibilidade a grandeza desse amor. Quer fotografias lindas, de arrancar suspiros? Sorria! Namore com o olhar! Peguem na mão um do outro! Abrace! Tenha contato! Momentos verdadeiros de paixão, de entrega! Esse dia lindo passa tão rápido… As horas voam e quando vemos toda a celebração já está no finalzinho.

www.estevaofonsecafotografia.com.br

www.estevaofonsecafotografia.com.brEstevão Fonseca Fotografia 4

Se eu tivesse que dar um único conselho seria: sejam o casal que vocês realmente são! Se amem! Namorem no altar! Troquem olhares apaixonados! Não segurem lágrimas! Deixem o amor rolar! Esse é o verdadeiro segredo para fotografias perfeitas.

_MG_0691-2dica de fotografia

Se você gostou das dicas vale a pena conhecer mais do trabalho do Estevão Fonseca no Guia de Fornecedores Berries and Love!