A música no casamento

2 setembro 2015
(Este post tem trilha musical! Aperte o play!)

Outro dia desses estava conversando com a Patrícia do Coral e Orquestra Cantus Cordis e falávamos sobre a importância da música nas nossas vidas, e principalmente no casamento! A trilha sonora do nosso grande dia é sem dúvidas a escolha musical mais importante que faremos na vida! Essa escolha não pode ser aleatória, baseada na indicação de uma lista do grupo musical escolhido. Da mesma forma não pode ser baseada num ritmo gostoso sem considerar a letra e sem entender em qual contexto ela foi criada. Palavras geram vida e marcam para sempre um determinado momento!

Eu sou apaixonada por música e como gostaria de ajudá-las na escolha da música no casamento ( grupo musical e repertório) convidei o Coral e Orquestra Cantus Cordis para vir nos dar algumas dicas profissionais. Leiam tudinho e se possível, releiam!

Screen Shot 2015-08-31 at 12.59.02 AMBd8B3kLddTvp9wo__G8zK84Xc0tiQpqMLC1LSKe76PwQuando a data do casamento é definida, sabemos que, quase automaticamente, começa a correria dos noivos para os preparativos da cerimônia: “Onde será a cerimônia? Teremos festa? E a Lua-de-mel? Os convites? Quem fará as fotografias? E nossa filmagem? E a música?!” Enfim, muitas coisas das quais os recém-noivos não estavam acostumados a lidar surgem e, de repente, vocês se veem cercados por uma enorme lista de itens que deverá ser olhada com muito cuidado, para que tudo saia exatamente como o sonhado.

Um dos pontos altos e mais importantes da cerimônia é, sem sombra de dúvida, a música. Ela é quem receberá seus convidados antes da cerimônia, anunciará todas as entradas, será a coadjuvante no momento dos votos e da benção das alianças, convidará todos para saírem felizes da celebração religiosa, os receberá animadamente na festa, colocará vocês juntinhos como marido e mulher na primeira dança... e será a última a se despedir de todos neste grande dia!Screen Shot 2015-08-31 at 12.49.54 AM

A música é capaz de contar quem somos, como vivemos, como está nosso coração, e também mostrar a todos qual é nossa esperança e onde almejamos chegar! A música acompanha nosso caminho, toma parte de nossa história, e, quando vamos nos unir, nos tornar uma família, ela fará parte da herança que levaremos para nosso lar! Então, como não separar um tempo bem especial para definir quem a fará e qual será o repertório que assumirá todos estes momentos tão marcantes? Falaremos sobre estes dois pontos importantes.

Screen Shot 2015-08-31 at 12.52.07 AM

A qualidade do repertório musical que vocês escolherem estará diretamente ligada ao profissional que vocês contratarão. A cerimônia e a festa não podem ser transformadas em um laboratório sonoro experimental, um teste. Fujam do amigo ou conhecido que “arranha” um instrumento e quer oferecer a vocês a música como presente, só porque gosta de cantar ou tocar.

Lembrem-se que, para a música acontecer de forma harmoniosa e correta, os arranjos precisam ser escritos para cada instrumento ou voz e o intérprete precisa ser capaz de escutá-lo com precisão. Para que, futuramente, vocês possam assistir à gravação de seu casamento com satisfação, invistam neste profissional. Investir não significa pagar preços abusivos, mas buscar realmente o profissional capaz de ler e executar tranquilamente um arranjo escolhido por vocês, possuir boa formação musical, estar apto a tocar em conjunto (música de câmara), ser musical, dentre outros aspectos.

Certamente, em meio aos seus convidados, existe alguém com uma boa percepção musical que poderá os acompanhar nas “degustações musicais”. Gosto de usar este termo, pois nesta fase, vocês estão degustando tudo. Para observar tantos detalhes e, se não têm muita experiência musical, vocês ao conhecerem um grupo, poderão achar tudo lindo por causa das emoções que estão à “flor da pele” neste momento especial. Então, certamente, deixarão de observar importantes itens nesta apresentação como notas musicais corretas e afinações precisas, presença ou não de arranjos elaborados, pronúncias corretas de texto...lembrem-se que, apesar de seus convidados presentes na cerimônia estarem bastante emocionados ao compartilharem este momento com vocês, eles também estarão ouvindo o que será tocado. Então, nada como um bom amigo, conhecedor de música, para balizar e ajudar na escolha do grupo musical.

Além disso, procurem saber um pouco sobre a história deste profissional, qual a formação musical dos membros, se são graduados ou se desempenham com excelência sua função, se atuam em orquestras ou bandas conhecidas, se existem gravações recentes dos trabalhos realizados. É muito importante observarem a organização interna do grupo no momento do atendimento no que se refere ao material de cada músico, a pontualidade em relação ao horário marcado, se as falas são coerentes, se a afinação dos instrumentos e vozes está ok, se a pronúncia dos textos está correta e se conseguem tocar juntos.Screen Shot 2015-08-31 at 1.04.11 AM

Saibam que, da mesma maneira que vocês estão vendo e escutando esta degustação, assim será no grande dia. E, se além da segurança no trabalho deles, também sentirem uma empatia, não pensem duas vezes em contratá-los, pois apesar de existirem inúmeros grupos musicais nas cidades, a cota de grupos com músicos excelentes é limitada! Não arrisque deixando para última hora, comprometendo assim a trilha sonora de sua celebração.Screen Shot 2015-08-31 at 12.05.15 AM

Screen Shot 2015-08-31 at 12.52.43 AM

O outro assunto peculiar é sobre a escolha do repertório! Esta tarefa é desafiante, pois escolher a trilha sonora para este dia tão esperado exige uma pesquisa muito especial que se inicia na própria história da vida de vocês dois: existe uma música que é especial para vocês? Já conhecem seu estilo musical? Qual o perfil musical em que vocês se encaixam? Querem homenagear seus pais com alguma música que os marcou? Existe alguma restrição musical no local onde será realizada a cerimônia?

Screen Shot 2015-08-31 at 12.49.46 AMEnfim, poderíamos levantar aqui várias indagações, as quais, precisaríamos de todas as repostas para enriquecer esta pesquisa que nos direcionará ao repertório perfeito e que fará toda a diferença! Desta forma, é impossível escolher a música certa para cada momento em apenas uma tarde ou mesmo marcando um X em uma folha cheia de opções.. Este trabalho é como de uma bordadeira que tece uma linda trama fio por fio. Vocês precisam de tempo para ouvir o repertório e também se darem a chance de conhecer outras músicas!

A música que nos conquista é aquela pela qual sentimos, primeiramente, uma simpatia e depois, ao ouvirmos várias vezes ao ponto de cantarolarmos, imaginamos estar fazendo parte de algum momento de nossas vidas!9UsV3Xecf0WFf68FwaGhGP868TeC9UUG_yy0kw7YR5Y

Então queridos noivos, não deixem a escolha da Música por último nos preparativos de sua cerimônia! Assim, cada um dos queridos amigos e parentes que estiverem presentes no casamento de vocês desfrutará de um dia singular: chorarão, sorrirão bastante e dançarão muito porque, simplesmente e sem que se deem conta, havia a música certa no momento certo!..

Obrigada Coral e Orquestra Cantus Cordis! Tenho certeza que ajudaram muitas noivinhas!

  • Yramaia Felix

    Sou pianista, e concordo com tudos o que disseram. Para o meu casamento fechei faz dois meses, e me caso agora em Janeiro. Mas preferi garantir. Como já conheço o grupo, fico até mais tranquila. Porém, ainda sou aquela noiva chatinha que fica no pé deles. Nada pode dar errado!!