Modelos de bolos para diferentes estilos de casamento

16 outubro 2014

Existem tantas opções lindas de bolo ultimamente que a gente fica querendo tudo, independente de saber se aquele modelo combina com a proposta do casamento. Antigamente era mais fácil de acertar. Os casamentos eram bastante tradicionais, na igreja, à noite e consequentemente os bolos também eram mais clássicos. Mas hoje o número de casamentos no campo, praia e até mesmo casamentos temáticos cresceu muito.

Além disso eu considero o bolo como parte importante da decoração. Um dos cantinhos mais lindos (e doce) do casamento será a mesa de doces ou a mesa do bolo (se ele tiver uma mesa só para ele). Isso sem contar que as primeiras fotos oficiais de casados serão justamente no bolo, fazendo o corte e brindando o casamento.

Para ajudar todas as noivinhas do Berries and Love a decidirem o modelo do bolo ideal para o seu tipo de casamento eu convidei a Carolina Fernandes da Xocolatl para nos apresentar modelos de bolos para diferentes tipos de casamento. Espero que vocês encontrem o seus enquanto leem esse post.

Screen Shot 2014-10-06 at 6.55.55 PMO bolo é peça fundamental em um casamento tanto pelo significado lindo que tem: a primeira partilha do casal, tanto pelos olhares curiosos para saber como é e o quão gostoso deve ser.

O modelo do bolo tem de ter a identidade visual do casamento, então, quando for a uma cake designer tentem levar o máximo de informações sobre os detalhes escolhidos por vocês noivos. Tudo é inspiração!

Os estilos mais comuns de bolos são: tradicional (com pasta americana), vintage cake (relembrando os antigos bolos cobertos com chantilly mais feitos com técnicas novas) e o naked cake (são 4 modelos diferentes).

Aqui vão algumas considerações do melhor estilo de bolo para cada tipo de festa.

Screen Shot 2014-10-06 at 7.24.01 PM

Vale lembrar que este estilo de festa é muito versátil, pois pode ser no campo, em um restaurante vintage ou rústico, ou até em um salão de festa ao ar livre ou não. Tanto podem ser casamentos diurnos ou ao entardecer.

Que estilo de bolo sugiro para ocasião? Aqui sugiro tanto um naked cake, um vintage cake e até um bolo tradicional, mas com flores feitas em pasta de açúcar coloridas. Podem ser bolos claros, mas nada de elementos muito tradicionais e bolo muito branquinhos.

Screen Shot 2014-10-06 at 7.45.15 PM

 

Untitled2Untitled3

Bolos Xocolatl by Carolina Fernandes

Untitled Screen Shot 2014-10-06 at 7.44.57 PM

 

Untitled9

Screen Shot 2014-10-06 at 7.44.11 PM

 

Untitled11Untitled16

A vantagem aqui é que os bolos podem ser pequenos e colocados em suportes altos para dar todo o charme deste estilo de festa. Ou até montar uma mesa de doces com 2 ou 3 bolos pequenos. Essas montagens são a nova tendência. Qual é o seu estilo?

Screen Shot 2014-10-06 at 7.31.14 PMAqui lógico que não podem faltar elementos que lembrem a praia, como areia, cavalos marinhos, conchas, estrelas do mar, flores e cores claras como azul, branco, verde, bege estarão presentes. Mas também podem vir as cores fortes como: amarelo, laranja e rosa. A cor no bolo é quase lei.

Já que o estilo do casamento é romântico, ao ar livre, e com certeza, levará um dos elementos tradicionais referentes ao tema, aqui também pode se usar os três estilos de bolo: tradicional com os elementos da natureza (eu apostaria em um ruffled cake), vintage cake (branco com toques de cores ou colorido) e os naked cakes com flores em pasta de açúcar. Qual estilo combina mais com vocês e com sua decoração?

Screen Shot 2014-10-06 at 7.45.15 PM

 

Untitled5 Untitled8

Screen Shot 2014-10-06 at 7.44.57 PM

 

Untitled17

Bolos Xocolatl by Carolina Fernandes

Untitled7

Screen Shot 2014-10-06 at 7.44.11 PM Untitled12Untitled2 Screen Shot 2014-10-06 at 7.35.04 PMO casamento é uma festa tradicional, e por muitos anos, só se aceitavam festas clássicas e tradicionais. Hoje as cores quebram um pouco o clássico e trazem modernidade por mais que o salão e a decoração da festa esteja super clássica. O casal de noivos como topo de bolo já não é regra, na maioria das vezes, são substituídos por flores.

Os modelos de bolos são muitos: com detalhes clássicos como póas, laços, arabescos, camafeus, rendas, etc.; também tem os românticos que caem muito bem como um ruffled cake (babados invertidos) ou só com flores; e para as mais ousadas, colocar sempre um toque de cor no bolo como: preto e branco, cores fortes, e algum elemento que seja a cara dos noivos. Os clássicos também estão sendo reinventados.

Aqui a novidade são os naked cakes com capa de pasta americana e flores feitas em pasta de açúcar. Engana-se quem acha que festa clássica não combina com este estilo, quanto mais flor, mais glamorosos eles ficam, e quanto mais alto, mais imponente. Se a sua festa é clara, coloque uma massa clara, os recheios não interferem tanto, mas a cor da massa sim.

Escolher o que fica melhor na sua festa realmente dependerá muito dos detalhes que escolheram para este grande dia, ninguém melhor que a cake designer para orientar vocês.

Screen Shot 2014-10-06 at 7.44.11 PM

 

Untitled14 Untitled15

Bolo Xocolatl by Carolina Fernandes

Bolo 2

Screen Shot 2014-10-06 at 7.45.15 PM

 

Bolo Xocolatl by Carolina Fernandes

bolo (2)

Vocês perceberam que quase todos os estilos de bolos podem ser usados em diferentes tipos de festa? Isso porque realmente o que importa é que o bolo esteja em harmonia com a decoração da festa de vocês, que tenham a cara de vocês.Screen Shot 2014-10-09 at 3.31.36 PM

Carolina, muito obrigada por todas as dicas! Eu amei e tenho certeza que todo mundo também amou!

Vou deixar aqui para vocês os contatos da Xocolatl:

Xocolatl by Carolina Fernandes – Bolos Artísticos e Chocolates Finos

(31) 9466-5760 (atendimento com hora marcada)

www.xocolatlcarolinafernandes.com.br

info@xocolatlcarolinafernandes.com.br

Instagram (@xocolatlcarolinafernandes)

Facebook: https://www.facebook.com/XocolatlCarolinaFernandes