Como acertar na escolha do fotógrafo do casamento

9 março 2017

Quantas vezes você já ouviu a frase “a fotografia é o que fica no casamento?”. Além de verdadeira ela carrega consigo o peso da responsabilidade que todo fotógrafo de casamento tem. A foto não só tem que durar para sempre, mas deve ter o poder de encantar os noivos todas as vezes que eles olharem para elas.

Por isso a escolha do fotógrafo é tão importante! E para ter ajuda-los nessa decisão tão importante eu bati um papo com o talentoso fotógrafo Sergio Luiz Castro. Desde a primeira conversa que eu tive com ele me surpreendi pela sua visão como profissional, de se entregar de corpo e alma para cada casal. Ao longo dos preparativos ele realiza em média oito reuniões com os noivos para se conectar o máximo possível com a história do casal, e claro que essa proximidade criada resulta em fotos lindas cheias de sentimento e sentido para os noivos!

Screen Shot 2017-03-08 at 9.54.19 PM
fotografo de casamento blog Berries and Love

A fotografia do grande dia é uma das mais importantes escolhas a serem feitas por noivas e noivos. O planejamento do casamento inicia com um ou dois anos de antecedência, o que, somado à quantidade de profissionais existentes pode gerar uma dificuldade gigantesca para pessoas, na maioria dos casos, sem experiência para a análise das fotografias. Além desse desafio, outros fatores como empatia, estilo de cobertura, qualidade dos álbuns, apresentação pessoal e do estúdio, contribuem ou confundem nessa decisão essencial.

Por exemplo, através das redes sociais você adora as fotos de um fotógrafo, mas quando vai ao estúdio dele, o conjunto do que vê não corresponde a sua expectativa. Acontece com mais frequencia que você imagina. Ou quando você folheia diversos álbuns do portfólio de um fotógrafo e vê todas as diagramações parecidas, até com poses parecidas, como se templates (modelos) de montagem das páginas fossem usados para todos os casais. Então, como acertar na escolha do seu fotógrafo de casamento?

fotografo de casamento blog Berries and Love 2

Screen Shot 2017-03-08 at 9.41.16 PM

 

 

PRIMEIRO, A TÉCNICA. Na fotografia, é básico saber trabalhar a luz. Todos os atributos técnicos de uma fotografia convergem para isso: como o fotógrafo interpretou a luz, seja ela natural (já estava na cena) ou artificial (uma luz auxiliar foi acrescentada a imagem). A qualidade de uma fotografia tem a ver com essa leitura e com foco, enquadramento, composição. Acha difícil avaliar? Por mais que seja, quando uma foto está ruim a sensação que temos é que a mensagem que poderia ser transmitida ali não o foi satisfatoriamente. Falta um up ou algo que surpreenda, emocione, ajude a esclarecer um trecho, um momento...

fotografo de casamento blog Berries and Love 3Imagine o prejuízo de fotos sem foco, sem o corte adequado, uma série de imagens sem equilíbrio e sem elo: é como se não houvesse um fio condutor daquela história. Se fotografar casamentos é contar em imagens como foi o grande dia daquele casal, então nesse caso infelizmente a história fica perdida, às vezes sem graça ou até sem nexo. Por isso os bons profissionais investem pesado em equipamentos, assistentes, planejamento detalhado dos eventos, confiáveis segundos fotógrafos e em aperfeiçoamento.

fotografo de casamento blog Berries and Love 4Screen Shot 2017-03-08 at 9.41.48 PM

 

 

SEGUNDO, A PESSOA: quem é a pessoa que vai contar sua história do casamento e qual a sua verdadeira disponibilidade?

Uma das respostas para essa questão vem do Sergio Luiz Castro, que há sete anos fotografa casamentos e outros momentos especiais com paixão, arte e sensibilidade.

fotografo de casamento blog Berries and Love 5Sergio uma vez ouviu de uma psicóloga: “o dia que você perder esse olhar de surpresa, o frio na barriga na entrada da noiva, o viver a festa com toda sua energia, é o dia de parar”. A experiência dele até ali era com propaganda e marketing, e essas duas áreas ajudaram muito na elaboração do que seria sua proposta de trabalho. Desde sempre, apenas um casamento por final de semana (cobertura full time) e acompanhando tudo, do início ao fim. O primeiro “compromisso SLC” como ele chama foi esse. Mas por trás desse diferencial está a crença dele sobre a fotografia de um casamento: “desejo entregar à noiva o meu trabalho mais dedicado; é algo com esmero, que relembre sentimentos e mostre percepções”. Então o fotógrafo decidiu que mergulhar na história e no casamento de cada pessoa que confiasse o grande dia ao seu olhar era a ÚNICA maneira de entregar o que ele gostaria de receber no lugar de quem o contrata.

fotografo de casamento blog Berries and Love 6Quando ele pensa em casamento, tudo se abre: a construção de uma família e suas consequências, que estão desmembradas e espalhadas por gerações, então é como se ele estudasse as relações dos personagens principais de um casamento (não só os noivos, mas seus pais, parentes e amigos mais próximos) a fim de entregar uma leitura repleta de observação e contemplação. “Paro na edição em algumas fotografias, já com as páginas do álbum na cabeça. Cuido de todo o processo de tratamento e montagem dos álbuns, criados um a um. Alí está a realização máxima da minha cobertura. Meu coração vai junto de cada álbum que entrego, com um respeito imenso à história daquela família e ao potencial que o casal tem em perpetuar, mudar, adequar, fortalecer essa história. Isso para mim é vida!”

Portanto, ao contratar um fotógrafo para o seu casamento, tenha certeza: aquela pessoa que estará ao seu lado mais tempo que qualquer outro profissional, precisa estar conectado ao seu momento, de corpo e alma. Essa é a contribuição dele para seu momento, antes, durante e depois da cerimônia: estar com vocês, pensar com vocês, se dedicar e viver com vocês aqueles inesquecíveis momentos!

fotografo de casamento blog Berries and Love 7Screen Shot 2017-03-08 at 9.45.53 PM

 

 

TERCEIRO, CAUSA E CONSEQUÊNCIA. Se há um olhar de surpresa a cada casamento e se a agenda daquele fotógrafo não tem dois ou três casamentos por final de semana, ele tem TEMPO de produzir algo especial e único de verdade. Fora isso, todas as dificuldades que alguns profissionais relatam passam a ser rotina: cansaço físico e do olhar, ver mais do mesmo, reclamação sobre parceiros, celebrantes, problemas financeiros provenientes da má gestão do negócio... uma bola de neve que reflete em mau atendimento e, pior, na entrega de um trabalho aquém do que poderia ser. A entrega do seu casamento aquém do que você merece!

fotografo de casamento blog Berries and Love 8

wedding photography backdrops: katebackdrop

PARA CONCLUIR, REFLETIR! Como muitos fotógrafos prometem serviços parecidos, para vocês a conclusão pode ser: vimos alguns, tivemos empatia com estes três, tem fotos interessantes, o modo que nos trataram agradou bastante, parece que as técnicas usadas são boas e não conseguimos decidir entre um somente. Para “desempatar”, procure depoimentos de outras noivas. Em quase todos os sites e blogs eles estão presentes. Leia com atenção e reflita o que esses depoimentos traduzem, com qual intensidade vocês sentiram a relação daquele fotógrafo com os noivos. Prefirimos um fotógrafo que envia sua equipe ou tem dois ou três casamentos juntos, ou um fotógrafo que tem o nosso casamento como exclusivo na sua agenda, durante o final de semana dos nossos sonhos?

fotografo de casamento blog Berries and Love 9

Se você gostou das dicas e está à procura de um fotógrafo para o seu grande dia te convido a conhecer mais de pertinho o trabalho do Sergio Luiz Castro no Guia de Fornecedores B&L. Você também pode contacta-lo pelos seguintes meios:

http://www.sergioluizcastro.com/ | Facebook | Instagram
31 3292-5059 | contato@sergioluizcastro.com