Como escolher e calcular as bebidas do casamento

9 fevereiro 2017

Uma das dúvidas mais comuns das noivas acerca da festa de casamento é quanto as bebidas do casamento. Muitas delas deixam para última hora e acabam deixando de economizar ao comprarem uma quantidade errada, ou ainda erram na escolha das bebidas por não pensarem na melhor harmonização possível.

Você sabe como definir e calcular as bebidas da festa do seu casamento? E ainda, sabe como avaliar corretamente uma degustação? Para tornar a sua vida mais fácil convidei a  Meet Bebidas Finas, que é uma das maiores referências em bebidas para eventos, para tirarem todas as dúvidas possíveis sobre esse tema. Aproveitem!

>> O que deve ser avaliado antes de definir quais as bebidas servir no casamento? <<

O mais importante é avaliar o perfil dos convidados do evento. Servir algo muito fora do padrão pode ser um risco grande. Tentar equilibrar o gosto pessoal dos convidados e do clima é uma boa opção para fazer bonito.

2

 

>> Quais as vantagens de se contratar as bebidas em uma casa especializada? <<

Meet Bebidas Finas é uma empresa que que além de oferecer bebidas para eventos, como Espumantes, vinhos e whiskies também oferece um serviço de consignação e entrega na data do evento previamente combinado, além da consultoria de planejamento de bebidas para eventos. O sistema de consignação permite que se leve uma quantidade extra de bebidas para garantir que não falte nada na festa e à medida em que os convidados vão se animando as bebidas vão sendo geladas. Dessa forma, tudo o que não for consumido pode ser devolvido sem custo, evitando prejuízo para os noivos.

3

 

>> O que avaliar durante a degustação? <<

Existem alguns indicadores de qualidade nos vinhos e espumantes, e é na degustação que podemos perceber a maioria deles, porém existem outros aspectos que mesmo antes de abrir a garrafa são possíveis de serem identificados, como as cores dos vinhos, por isso é bom ficar atento.

Visual: Um espumante de cor tradicional, ou seja, branco o ideal é observar a tonalidade, quanto mais claro, brilhante, limpo, expecto novo, melhor. Representa que o espumante foi armazenado de forma correta, que tem tendência a estar jovem e com boa qualidade. As “perlage”, bolhas de gás carbônico que todo espumante contém, devem ser finas, pequenas, em grande quantidade e subir até a borda da taça alinhadamente.

Nariz: Cheirando vinhos e espumantes podemos encontrar diversos aromas, alguns produzidos pelo método de vinificação e outros por fatores agregados como, estilo da uva, safra, tempo de guarda, estilo do enólogo, fatores geográficos entre outros. De forma geral, encontramos frutas brancas como maçã verde, abacaxi, pera, goiaba branca, banana, e flores nos casos dos espumantes brancos. Já nos rosés, podemos encontrar frutas vermelhas frescas, amora, morango, goiabada, pitanga, mel, tostado, flores além de vários outros aromas.

Boca: Depois de avaliar o espumante no visual e no nariz chegamos a reta final das avaliações e considerações finais da degustação. É importante analisar a bebida na temperatura ideal, cerca de 6° a 8° Graus todo tempo da avaliação para que não perca intensidade de aromas e não fique desiquilibrado na boca em função de baixas temperaturas e em principal, as altas.
Na parte lateral da língua podemos sentir a acidez, no final o amargor, no meio o salgado, na ponta o doce, embaixo da língua é possível também sentir a quantidade de álcool. O mais importante é que essas sensações sejam agradáveis e que possa acompanhar petiscos, entradas e até refeições mais condimentadas.

1

 

>> Quais as combinações certas de bebidas e comidas? <<

A harmonização entre alimentos e bebidas é uma técnica muito antiga aprimorada constantemente para e criar novos sabores a partir de sabores primários. Podemos criar harmonizações por contraste, por semelhança, por temperatura e até de forma cultural de variadas regiões mundo a fora.

“Nature e Brut” são as categorias de espumantes mais conhecidos (definidos baseados na quantidade de açúcares contidos), e são harmonizados com saladas, peixes, frutos do mar, carnes brancas em geral , entradas leves, canapês, variada seleção de Carpaccio , frutas, frios e queijos. A maioria dos queijos combinam bem com vinhos brancos, no entanto é preciso verificar a textura, a maturação e estilo.

De forma menos criteriosa, outra dica valiosa é combinar as cores dos vinhos com as cores da comida. Já reparou que vinho branco comina mais vezes com peixes, frutos do mar , carnes brancas, aves, queijos brancos e leves e o tinto com carnes fortes e comida com molhos condimentados.

4

 

>> Quais os cuidados principais com o serviço? <<

Para cada estilo de vinho existe um modo adequado para servir para que o convidado aproveite o máximo das características das bebidas. Todas as partes do procedimento são importante, desde o armazenamento, a abertura dos vinhos, o uso dos utensílios correlatos e demais etapas. Mas eu ressaltaria o controle da temperatura de serviço como umas das principais.

Os vinhos brancos e espumantes necessitam de temperatura mais baixas, cerca de 5 a 9 Graus. Para os Rosés aconselho de 9 a 12 graus, pois dessa forma os componentes químicos ficam mais equilibrados e o álcool mais discreto e refrescante.  Os vinhos de sobremesa, como o Vinho do Porto e o Late Haveste, também merecem temperaturas mais baixas, de 10 a 16 graus, devido ao teor mais elevado de álcool e doçura.

5

 

>> Como calcular a quantidade de bebidas necessárias?  <<

Para se chegar no número de garrafas com mais exatidão é necessário para cada evento fazer uma investigação mais detalhada. Fatores como o gosto pessoal dos convidados, horário do casamento, duração da festa, demais bebidas servidas e idade média dos convidados influenciam diretamente no cálculo.

No entanto, de forma mais usual para casamentos com duração de 6 horas, à noite, com Open Bar de Drinks e cerveja temos sugerido por experiência:

– Espumante: 1 garrafa de espumante de 750 ml para cada 3 convidados.
Vinho tinto: 1 garrafa para cada 10 convidados
Whisky: 1 garrafa para 10 convidados
Vodka: 1 garrafa para cada 10 convidados

Conheça mais do Meet Bebidas Finas no nosso Guia de Fornecedores!

Site | FacebookInstagram | 31 3293-8787