Crostini de brie com geleia de damasco e rúcula

21 novembro 2015

Titulo coluna

 

Depois que a gente fica noiva, casa e tem a nossa casinha o interesse pela culinária vem surgindo naturalmente. Seja para agradar o marido, receber amigos ou reunir a família. Mas para muitas, como foi para mim, essa tarefa parece ser muito desafiadora, não é mesmo? No entanto tenho aprendido a cada dia que nada na cozinha é um bicho de sete cabeças, mas pelo contrário, um lugar de criatividade, liberdade e muitas delicias!

É com muita alegria que informo que quinzenalmente teremos receitinhas por aqui super fáceis e saborosas! Para me ajudar nessa tarefa de encorajar vocês convidei duas amigas, a Flávia e a Tati, que compõem o Culinária para Convivência. A intenção delas é além de ensinar como pode ser prático criar receitas deliciosas, mostrar como a culinária melhora a convivência da família e amigos. Afinal, cozinhar também é amar! 

Vou deixa-las se apresentarem aqui embaixo. Logo depois não deixem de assistir ao video onde elas ensinam uma entradinha perfeita para fazer em casa. O video tem participação minha e do marido! Não deixem de me contar se gostaram da novidade, ok?

Untitled 

A vida contemporânea necessita de novos paradigmas de convivência. Se quisermos ter qualidade de vida e relacionamentos duradouros, precisamos vigiar para que o relógio e o stress da vida moderna não ditem nossos padrões de comportamento. Não é verdade que parecemos cada vez ter menos tempo? E então, a cada dia que passa, temos menos oportunidades para refletirmos sobre que tipo de pessoa estamos nos tornando e sobre o que estamos fazendo conosco, com nosso casamento, família e amizades. Deixamos de investir nosso tempo no que é de fato importante, porque estamos sempre atoladas de coisas urgentes a fazer. E infelizmente, o preço poderá ser pago lá na frente: depressão, casamento desfeito, família desestruturada, falta de amigos.

Enquanto jovens e recém-casadas, cremos que estamos imunes a esse tipo de coisa e que, independente do que fizermos, nosso amor será recíproco e eterno. É caro que podemos sim, estar imunizadas contra coração partido, solidão, abandono. Mas isso demandará investimento da nossa parte. Vocês já ouviram dizer que colhemos o que plantamos? Pois essa é a maior mentira que já inventaram, porque nós só colhemos o que cultivamos. E o cultivo é trabalho do dia-a-dia: regar, adubar, conversar, acarinhar. Não há casamento, ou melhor, não há casamento com amor que resista à falta de cuidado, à indiferença e à escassez de tempo para momentos a dois, aqueles em que não há mais ninguém entre você e ele.

Assim nasceu a proposta da Culinária para Convivência, que inaugura hoje a coluna “Cozinhando e Convivendo com Berries and Love”: um recurso para o contato profundo e íntimo do casal e também para o seu relacionamento com o mundo, do qual depende a maturidade do casamento. Pois quando nos casamos, também casamos com a família, os amigos, os colegas de trabalho... Não há como dissociar o casal do mundo que o permeia e para vocês terem sucesso em seus casamentos, há que se compreender e respeitar isso.

Para investirmos nas relações que são importantes para o crescimento do casal em todos os níveis, podemos usar um recurso que está ao alcance de todos, no nosso próprio lar: a cozinha. Tudo pode ser tão simples... basta entender e sentir a refeição, e os encontros em torno da mesa, como um ritual sagrado de encontro consigo mesma, com o seu parceiro e com as pessoas que vocês elegerem. Desde à escolha do cardápio e à compra dos ingredientes, passando pelo preparo dos pratos e sua apresentação à mesa lindamente preparada, culminando com a inebriação pelos aromas e degustação dos sabores... essa experiência culinária pode ser voltada à introspecção, à concentração, à criatividade e por que não... à brincadeira e ao lúdico, resgatando a nossa criança interior, com toda a sua alegria e afetuosidade, para alimentar o nosso amor com o nosso melhor tempero. Enfim, um instrumento para ouvir e acolher os anseios daquele homem que amamos, quando dividimos experiências e contamos histórias enquanto cozinhamos juntos, ou, simplesmente, enquanto ele nos faz companhia ao redor do fogão. E quando quiserem companhia... que venham os amigos e a família, serão todos bem-vindos, por que não?

Mas cozinhar é fácil? Para a maioria, é claro que não! Mas queremos que você encontre aqui uma mão amiga. A coluna “Cozinhando e Convivendo com Berries and Love” pretende extrapolar em muito o simples ato de cozinhar (nos aguardem!), queremos ser um porto seguro para as suas experiências, com relatos e receitas em forma de episódios filmados minuciosamente, ou receitas ilustradas em quadrinhos, dentre outras surpresas, a cada quinze dias. Mas não vale só assistir: tem que praticar! Vocês se sentirão cada vez mais confiantes e motivadas, realimentadas com os elogios e gratidão do seu parceiro e dos amores que compartilharem a mesa (e a cozinha rsrsrs...) com vocês.

Nesta primeira coluna, preparamos algo incrível: nós, equipe Culinária para Convivência, ensinando ao Casal Berries um delicioso crostini de brie com geleia de damasco. Surpreenda seu amor quando ele chegar do trabalho, esperando-o com um vinho branco ou espumante bem geladinho, ou, se vocês não consomem álcool, com um suco natural bem refrescante.

Nós somos Tati (a Chef) e Flávia (a aprendiz), primas de primeiro grau, casadas, com 1 filha e 4 filhos, respectivamente. Em outra oportunidade, falaremos de nós e da nossa relação emocional e prática com a culinária. O nosso objetivo principal é construir com vocês um canal de carinho, admiração e confiança. Estamos ansiosas para receber os seus comentários: o que vocês acharam deste primeiro episódio? Inspiraram-se na Marcella e no Henrique? Como foi a experiência de cada uma de vocês, preparando esses crostinis para o seu amor? Qual foi o tipo de bebida que vocês escolheram?

Por ora, deixamos o convite para vocês se cadastrarem na Newsletter do nosso blog e receberem, em primeira mão, todas as dicas, episódios filmados e receitas em quadrinhos que publicarmos. Curtam também nossa FanPage no Facebook, sigam-nos nosso canal no YouTube e nosso perfil no Instagram. E daqui a 15 dias, nos encontraremos aqui com novidades exclusivas para vocês, que querem manter acesa a chama da paixão!

Com carinho,

Tati e Flávia

Apertem o play:

crostini

Foto: Rafael Wainberg

Anotem a receita:

Ingredientes:

– 12 fatias de pão italiano (1 dedo de espessura) – 12 fatias de queijo brie
– folhas de rúcula silvestre
– geleia de damasco, ou tangerina ou laranja
– 1 dente de alho

Modo de preparo:
Coloque as fatias num tabuleiro e leve ao forno pré aquecido a 200o. Deixe até torrar sem ficar moreno. Retire do forno e esfregue o dente de alho descascado e cortado ao meio na torrada. No lado que não passou o alho coloque uma fatia de brie. Volte ao forno só para derreter o queijo. Coloque sobre o queijo a geleia e por cima a rúcula.

Acompanhe o Culinária para Convivência em todos os seus canais: BlogFacebookInstagramYoutube.

assinatura_coluna