Definindo a lista de convidados

8 abril 2015

Acredito que a parte mais chata de se planejar um casamento seja fazer a lista de casamento. É sempre um assunto delicado pois envolve sentimentos, expectativas, dinheiro, famílias e sonhos.

Mas espero que no final desse post vocês estejam mais seguros para definir a lista do casamento de vocês! E caso estejam mesmo, não deixem de me contar, ok?

Screen Shot 2015-04-05 at 9.23.32 PM

Antes de tudo é preciso definir quanto o casal está disposto a gastar no casamento. Só com o orçamento disponível definido é possível se pensar na lista de casamento.

Claro que o orçamento sozinho não define como será o casamento, por exemplo, um mini wedding pode sair caro que um casamento convencional dependendo dos fornecedores contratados. Mas com certeza sabendo o orçamento disponível vai ajudar os noivos a nortearem a lista, já que diversos itens dependem da quantidade de convidados (decoração, lembrancinhas, buffet, bebidas, tamanho do espaço, etc.).

Screen Shot 2015-04-05 at 9.24.22 PM

Tão importante quanto saber o orçamento disponível para se investir no casamento é preciso definir qual o estilo de casamento vocês querem: um destination wedding, um mini wedding, casamento bolo com champagne, brunch, um casamento para 500 convidados, etc.

Na maioria das vezes o estilo independe do orçamento. Existe um estilo que mais combina com o casal e é esse que os noivos querem. Sabendo o estilo e o orçamento os noivos podem começar a pensar na lista de casamento, pois já terão uma noção de quantas pessoas podem ou querem convidar.Jessica Stoe Photography & Design Jenna Walker Photographersgrandtetons-wedding-20colorfulrustic-wedding-32

Screen Shot 2015-04-05 at 9.25.00 PM

A primeira coisa que os noivos devem entender é que é impossível convidar todo mundo! Sempre vai ficar alguém de fora. Outra coisa, vocês podem dar outras festas, como de aniversário e convidar quem quiserem, mas o casamento é um momento muito intimo, um momento de sonho. Nada mais justo do que ter pessoas especiais, que de fato marcaram a vida de vocês individualmente e como casal.

Ao montar a minha lista eu pensava: eu já fui na casa dessa pessoa algum dia? Provavelmente eu a convidarei para ir à minha casa? Se as respostas forem não, então não se sintam culpado por não convidá-la.

Algumas outras perguntas que você pode se fazer são: Eu tenho o telefone dessa pessoa? Tenho liberdade para contactá-la caso eu precise? Ou ainda Em datas especiais como aniversário e Natal ela se lembra de mim?

Não se sintam pressionados a convidarem ninguém, sejam eles colegas de trabalho, vizinhos, etc. Não há regras. A melhor etiqueta é seu coração!

Screen Shot 2015-04-05 at 9.25.21 PM

É preciso entender que nossos pais também sonham com o nosso casamento e também gostariam de convidar algumas pessoas. O ideal é conversar com eles e juntos chegarem a um acordo. Caso os pais não estejam ajudando no casamento é um pouco mais fácil, caso contrário eles tem todo o direito de convidar algumas pessoas sim.

No entanto, o ideal é oferecem uma cota para cada um dos pais e explicar que querem um casamento mais intimista e com pessoas mais próximas. Tentem chegar em um acordo bom para todos e evitem atritos com os pais nesse momento delicado. Uma boa conversa é sempre melhor que imposições!

Screen Shot 2015-04-05 at 9.27.04 PM

Sei que algumas pessoas pensam que uma forma de diminuir o orçamento seria convidar algumas pessoas apenas para a cerimônia, mas isso é extremamente deselegante! Inevitavelmente eles descobrirão que vocês fizeram festa e não foram convidados.

Acredito que uma pessoa só deva ser convidada caso ela “mereça” estar tanto na cerimônia quanto na recepção. A cerimônia é o momento mágico em dois se tornam um, e a festa é o momento de celebração dessa união. Em ambos os casos apenas aquelas pessoas próximas e especiais para o casal devem fazer parte. Se você não quer aquela pessoa na festa então com certeza a melhor solução é não convidá-la.

Screen Shot 2015-04-05 at 9.28.39 PM

Eu defendo a ideia de que todos os convidados devem merecer fazer parte do grande dia para serem convidados. A melhor maneira de avaliar isso é vendo se eles fazem na diferença de vocês e se fazem vocês sentirem queridos por eles .

Se portanto alguém se auto convidar (por favor nunca faça isso! Mas infelizmente existe quem faça), você explica delicadamente que querem fazer um casamento bem intimo, apenas com as pessoas mais próximas e que infelizmente não podem convidar todos que gostariam. É chato, eu sei, mas vocês não vão se arrepender de ter selecionado as pessoas que realmente gostariam de dividir esse dia especial. Quem tem que se sentir mal por ter perguntado é a pessoa, e não você!

Screen Shot 2015-04-05 at 9.29.16 PM

É preciso convidar os acompanhantes? Nesse caso vale o bom senso. Se coloque no lugar da pessoa e imagine se ela ficaria chateada por não convidar o namorado/noivo dela. Se for um namoro recente provavelmente a pessoa entenderá melhor a situação, mas na maioria das vezes é indelicado não convidar o namorado de 10 anos da sua amiga de infância.

O mesmo vale para crianças. Muitas das vezes os pais entendem como “não fazer questão da presença” quando o convite não é extensivo aos filhos. Nessa situação o ideal era investir em algum cantinho ou em alguma empresa de recreação infantil para garantir o sossego da festa!

Screen Shot 2015-04-05 at 9.30.03 PM

Tenham em mente que possivelmente haverá um quebra na lista de convidados de vocês. No dia alguém pode passar mal, ter algum compromisso urgente ou até mesmo desistir de ir. O mais comum é uma quebra de 20%. No caso do meu casamento faltaram cerca de 25% das pessoas convidadas.Screen Shot 2015-04-05 at 10.45.48 PM

Não deixem a seleção da lista de convidados roubar o encanto dos preparativos. Não permitam nada ser um peso. Aproveitem cada etapa e curtam todas as escolhas de você! O casamento mesmo dura 6 horas, mas é possível aproveitar desde o dia em que marcaram a data!

Ah, e uma última coisa. Para facilitar a montagem da lista de convidados tem uma planilha SUPER completa disponível para download gratuito aqui!

Fotos -> capa: Elizabeth Messina | Post: Jessica Stoe Photography & Design,  Jenna Walker Photographers, Iris & LightNext to Me Studios

  • Isabela Rezende

    Sensacional as dicas! Super completo e muito bem escrito! Amo seus posts e amo o Berries and Love! Beijos.

    • Berries and Love

      Ah que amor!!! MUITO obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha gostado! :)

  • Lilian Alves

    Amei o post, a lista de casamento é realmente bem complicada. Ajudou demais!!!! Parabéns e obrigada!

    • Berries and Love

      Fico feliz em saber!!!!! :))

  • Elisa Tecles

    Ainda estou nesse dilema do número de faltantes! Não sei se convido de última hora algumas pessoas que ficaram de fora da lista ou se deixo como está…difícil! Beijos!

    • Berries and Love

      Elisa, acredita que comigo aconteceu comigo? Convidei alguns de última hora e todos foram! Não me arrependo desses! hehehe Beijos!

  • Sara Mayrink

    Gostaria de ter lido esse post antes :( Me caso agora dia 1º de Maio e convidei muita gente por educação e medo. Se pudesse voltar no tempo, faria diferente. Adoro o blog… Beijos

    • Berries and Love

      Ei Sara, que bom que gosta do blog! Mas a gente sempre erra em algumas coisas mesmo. A gente só aprende depois. O importante é focar no que deu certo! 😉 Espero que tenha sido lindo seu casamento! beijos

  • Pingback: {Retrospectiva} Os posts mais cheios de amor de 2015 - Berries and Love()