Definindo os padrinhos do casamento

20 janeiro 2015

Quando estava planejando o meu casamento sem dúvidas uma das maiores dúvidas que surgiu foi acerca dos padrinhos de casamento. Ao longo da vida a gente conhece tanta gente bacana na escola, faculdade, trabalho, e é claro, na família que ficamos com dúvidas em quem convidar para padrinho e madrinha do nosso casamento.

Mas além dessa dúvida, “quem convidar como padrinho?”, surgem algumas outras também: “quando convidar?”, “com quanto tempo de antecedência?”, “é preciso presenteá-los?”. Tenho certeza que vocês estão passando ou vão passar por isso. Como uma das minhas missões aqui no blog de casamento é ajudar as noivas, pretendo tirar todas as dúvidas sobre como escolher os padrinhos do casamento.

 

Screen Shot 2015-01-20 at 3.19.44 AM

Essa era sem dúvidas a minha maior dúvida sobre os padrinhos. Mas acreditem, foi no curso de noivos que obtive a resposta. Eu pensava que deveria escolher as pessoas mais queridas e que eu mais me identificasse. Mas essa era só a metade da resposta. Claro que os padrinhos devem ser pessoas especiais para os noivos, mas além disso, devem ser pessoas em que se inspiram e admiram como casais. Na verdade é mais do que isso, devem ser pessoas, de preferência um casal casado, em que num possível conflito possam recorrer e obter ajuda e conselhos.

Você pode nunca ter pensado por esse lado. Eu não estou aqui para julgar ninguém, mas sabe aquele amigo de infância do seu noivo que troca de namorada a cada seis meses e sempre trai todas? Você ia gostar que em uma possível discussão ele aconselhasse o seu marido? Eu preferia ser aconselhada por um casal com um relacionamento sólido e maduro.

Antes então de escolher os padrinhos pense: Ele é especial para mim? Eu confiaria nele me aconselhando ou aconselhando o meu marido? Posso procurá-lo a qualquer momento? Se todas as respostas forem sim, essa pessoa é uma forte candidata a madrinha ou padrinho.

Casamento Raphaela e João
Caroline Cerutti
Casamento Eduarda e Thomas
eduarda e thomas

 

Screen Shot 2015-01-20 at 3.17.27 AM

Depende. Se você for se casar na igreja é preciso verificar na sua igreja se existe alguma limitação quanto ao número máximo de casais, pois normalmente há. Mas se você for se casar na praia ou no campo provavelmente não há limites, no entendo deve haver o bom censo. Um cortejo grande é cansativo e você deve ter perto de você os poucos e bons amigos.

Pegando o gancho, não há nenhuma regra dizendo que se deva incluir os irmãos como padrinhos, no entanto, por eles serem naturalmente pessoas especiais, normalmente eles se consideram padrinhos antes mesmo do convite oficial. Eu mesma jamais me imaginaria entrando na cerimônia sem ter os meus irmãos nas posições mais importantes que eles poderiam ter!

Casamento Carol e Renatocarol e renato


Screen Shot 2015-01-20 at 3.18.26 AM

Como eu disse, o ideal é que sejam sim casais casados, que sirvam de modelo e exemplo para vocês e que sejam pessoas que vocês possam contar quando de fato precisarem. Mas claro que não existem regras. Vocês podem admirar uma pessoa solteira ou viuva e confiar no possível conselho que ela daria. Além disso podem conhecer um casal de namorados ou noivos que em breve se casarão e que vocês gostariam de caminhar mais próximos depois de casados.

Convidar apenas uma pessoa quando ela tem um relacionamento pode ser complicado. É importante conversar bem com os dois e verificar se ambos se sentem confortáveis com essa situação. Uma dica que posso dar para tentar amenizar é formar par com pessoas do mesmo círculo (escola, trabalho, família) ou colocar a pessoa mais nova com uma mais velha, para desfazer a imagem de casal amoroso.

Casamento Amanda e Pauloamanda e paulo
Casamento Amanda e José Neto

amanda e jose neto 2


Screen Shot 2015-01-20 at 3.19.14 AM

Eu diria que o tempo ideal para se convidar os padrinhos é com cerca de seis meses de antecedência do casamento. Se convidar muito antes disso é possível que você se distancia da pessoa, perca contato ou mesmo que o casal termine o relacionamento. Muita coisa pode acontecer num período de um ano! Mas por outro lado, deixar para convidar muito perto da data, com menos de três meses, também não é legal. As pessoas podem entender como descaso ou segunda opção, podem já ter programado uma viagem ou podem inclusive não terem condição de se prepararem financeiramente (traje, maquiagem, presente, etc.).

Por falar em presentes, é preciso ficar claro que os padrinhos não tem obrigação nenhuma de dar um presente mais caro que os demais convidados. Não preciso nem dizer que a escolha não deve ser feita pensando no presente que poderia ganhar, certo? A maioria dos casais que conheço que escolheram pelo bolso me disseram terem se decepcionado com o presente. Se a pessoa tem um carinho especial pelos noivos ela vai presentear com o melhor que pode, dentro das suas condições, independente do “cargo” que ocupa.

Casamento Raphaela e João

Caroline Cerutti

Casamento Amanda e José Neto

amanda e jose neto 3
Screen Shot 2015-01-20 at 3.20.23 AM

O convite para os padrinhos pode ser feito de diversas maneiras: um jantar para todos, um convite impresso, um mimo com um bilhetinho ou mesmo um convite oral. Não precisa ter formalidade se os noivos não quiserem. O importante é deixar claro o quanto a pessoa é especial para vocês e por isso a estão convidando. Mas lembre-se, é preciso dar liberdade para a pessoa aceitar ou não o convite.

Casamento Renata e João

Caroline CeruttiCaroline Cerutti


Screen Shot 2015-01-20 at 3.23.05 AM

Acredito que tudo deve ser conversado mas que a opinião dos noivos deve prevalecer. Eu particularmente adoro trajes padronizados, seja um mesmo estilo de gravata, um mesmo modelo de vestido ou uma paleta de cores. Se os noivos sonham com os padrinhos, por exemplo, usando gravata borboleta e as madrinhas, com vestido curto de tule rosa, devem logo que fizerem o convite expor o desejo. Explicar como isso é um sonho do casal, mostrar fotos de padrinhos e madrinhas usando o estilo proposto ou até mesmo presentear com algum item do traje pode ajudá-los a compreender a vontade dos noivos.

No meu caso, eu presenteei os padrinhos com uma gravata lilás para que usassem no dia do casamento e sugeri às madrinhas vestido longo dentro da seguinte paleta de cores: desde o rosê, blush, passando pelo lilás, lavanda, até o roxo. Eu também tive bridesmaids (damas adultas) e no caso delas decidimos o modelo e cor que ficaria melhor para todas e fomos juntas a uma costureira.

Casamento Aline e Diego

aline-diego_50

Casamento Isis e Chico

isis chico


Screen Shot 2015-01-20 at 3.25.59 AM

Essa é uma escolha que depende exclusivamente do casal. Os noivos devem comunicar a preferência para a assessora do casamento e ela, no dia do casamento orientará os padrinhos como devem entrar. Eu adoro a informalidade que a entrada de mãos dadas traz Acho inclusive perfeito para casamentos ao ar livre!

Casamento Eduarda e Thomas

eduarda e thomas 2


Screen Shot 2015-01-20 at 3.26.42 AM

Como já disse aqui, a principal atribuição do padrinho é depois do casamento, trocar experiência, ajudar e aconselhar, se e quando vier a adversidade.

Mas antes do casamento eles podem e devem ser muito úteis também! Devem estar sempre disponíveis para o que os noivos precisarem. Por exemplo, as madrinhas devem ajudar a noiva a organizar o chá de panela, o chá de lingerie e se a noiva for uma noiva DIY, devem ajudá-la colocando a mão na massa. No dia do casamento podem ser úteis de várias maneiras também: levando os noivos para a cerimônia, levando-os para o hotel da noite de núpcias após a recepção,  etc.

Enfim, os padrinhos devem estar disponíveis para ajudar os noivos antes, durante e após o casamento. Esse é o preço que se paga por serem tão especiais para os noivos!

Casamento Laís e Alessandro
pré wedding Daniela e DaviCasamento Amanda e José Neto amanda e jose neto

Screen Shot 2015-01-20 at 4.19.19 AM

  • Gabriela Oliveira

    Uau, melhor post já feito pelo assunto! Parabéns Mah!

    • Berries and Love

      Ah, quanto amor! Fico feliz que tenha gostado, Gabriela!

  • Kelly Marques

    Nossa estava precisando ler isso para decidir os meus casais de padrinhos! Obrigada! Foi super útil e delicioso de ler ! Agora Marcela, preciso de um que me faça decidir sobre demoiselles!! Vou ter muitas daminhas e acho que ficaria demais ter mais damas adultas, mas minhas amigas tão mais empolgadas que eu e queria muito deixa-las fazer parte desse momento tão especial para mim e para elas!! ! Um bj e você é demais!! :- )

    • Berries and Love

      Ei Kelly! Que bom que gostou do post!
      Então, sobre as damas adultas não tem regra. Eu tive as demovesse e madrinhas, mas não tive as daminhas. Mas já vi casamento que teve tudo. Tenta dar uma enxugada para não ficar muito grande o cortejo, mas não vejo problema nenhum em ter todas não! hehehe Acho tão lindo as amigas em pé ao lado da noiva!

      Obrigada pelo carinho querida! Beijinhos

  • Thais

    Sinceramente, este post parece q foi feito p mim. Estou com essas incógnitas esses dias.
    Tao válido q vou ler e reler!

    • Berries and Love

      Ai que ótimo!!! Foi para você sim! :)
      Fico feliz em ter ajudado de alguma maneira.

  • Talissa Bruna

    Gostei muito desse post, agora tive certeza de quem chamar para ser meus padrinhos.
    Gostei também porque tem foto do meu noivo quando fomos padrinhos no casamento de nossos cunhados Amanda e José Neto. Rsrsrs

    • Berries and Love

      Ei Talissa, fico muito feliz por ter ajudado um pouquinho!
      Ah que lindo! Amei saber que tem um pouquinho de vocês aqui no post! :)

  • Lílian Leite

    Amei, como sempre! ótimas dicas.

    • Berries and Love

      Obrigada querida! Fico feliz em saber!

  • Andreza

    A noiva quem escolhe as madrinhas e o noivo os padrinhos? Ou a noiva escolhe seu padrinho e madrinha e o noivo faz o mesmo? Estou pra enlouquecer cm essa duvida! Kkk

  • Larisse

    Gente pode convidar os padrinhos ainda no noivado, sem a data de casamento marcada ou é deselegante????

    • http://www.berriesandlove.com Marcella Lisa

      Ei Larisse! O ideal é que se tenha a data para formalizar e eles poderem dar uma resposta concreta se aceitam e se poderão comparecer na data escolhida, entende? Se não fica meio solto. Tenta definir a data certinha e aí faz o convite definitivo! :)