Dicas para os trajes das mães dos noivos

14 março 2017

Aqui no blog sempre temos muitas dicas para as noivas e noivos, não é mesmo? Mas  as mães dos noivos também merecem uma atenção especial, afinal, é um dia de realização de sonhos e de muita emoção para elas também!

Hoje o post é especial para aquelas que foram o nosso primeiro amor e também as que são responsáveis por gerar o amor das nossas vidas: as queridas mães! Convide sua mãe e sua sogra para ler esse post com você e tirem todas as dúvidas acerca do traje da mãe da noiva e do noivo.

Quem vai dar todas as dicas para gente hoje é alguém que entende muito do assunto e está há mais de 30 anos vestidos mães dos noivos, madrinhas, noivos e pajens: a SR Estilo! Ou seja, sabe tudo sobre vestir sonhos!Traje mãe da noiva blog Berries and Love 8

Screen Shot 2017-03-13 at 11.44.42 PMUma situação que sempre gera dúvidas em casamentos é a escolha da roupa das mães dos noivos. Tradicionalmente, criaram-se alguns tabus e regras sobre os vestidos que as mães podem usar, e principalmente sobre aqueles que devem ser evitados. Hoje, muitas dessas regrinhas vêm caindo por terra. Afinal de contas, antes de tudo é preciso se sentir bem. Por isso, vamos dar algumas dicas para serem observadas na hora de escolher o vestido das mães. Confira!

Traje mãe da noiva blog Berries and Love 4

Screen Shot 2017-03-13 at 11.48.07 PM

 

 

 

O primeiro ponto a ser observado é o estilo da mãe. Normalmente são escolhidos vestidos mais tradicionais e pouco chamativos. Essa é a regra geral, com isso, na maioria das vezes as mães acabam se vestindo de maneira discreta além da conta.

É preciso saber dosar na hora da escolha. Pensando que as mães também participam do cortejo de entrada, em posições de extremo destaque, não é aconselhável que se escolha um vestido com decote muito grande, por exemplo. Porém, é possível usar um tomara-que-caia, se for do gosto da mãe, com uma echarpe que será utilizada no momento da entrada da cerimônia. Dessa maneira, a mãe irá ficar livre para escolher um vestido que combine mais com seu estilo de vida e personalidade, sem perder a elegância ou chamar atenção em excesso durante a cerimônia.

Traje mãe da noiva blog Berries and Love 2

Screen Shot 2017-03-13 at 11.48.59 PM

 

 

Assim como para qualquer convidado, é imprescindível que as roupas escolhidas combinem, primordialmente, com um estilo do casamento. E esses são vários, podendo mudar de acordo com o horário, local e decoração do evento.

Casamentos noturnos mais tradicionais, onde a cerimônia é realizada em uma igreja e a festa em um salão fechado, normalmente com decorações luxuosas, pedem vestidos os mais elegantes e sofisticados. As mães dos noivos provavelmente irão usar um longo nesse caso, o que combina muito bem com o estilo da festa. Ornamentos com pedrarias e outros detalhes são bem-vindos, desde que sem exagero.

Já em casamentos diurnos e ao ar livre, as roupas tendem a ser mais despojadas e confortáveis. Sapatos com saltos menores, vestidos mais leves e sem muitos bordados funcionam melhor nesse tipo de ambiente.

https://www.instyledress.co.uk/prom-dresses-uk

https://www.instyledress.co.uk/prom-dresses-uk

Screen Shot 2017-03-13 at 11.50.46 PM

 

 

Outro ponto muito importante e que gera muita polêmica na hora de escolher os vestidos das mães é justamente a cor. Diz a tradição que mães devem optar por vestidos que tenham cores em tons pastel, fugindo daqueles mais claros, que se assemelhem ao branco. Mas também, são “proibidos” vestidos muito chamativos. Na verdade, é importante salientar que, a escolha da cor deve levar em conta o gosto de quem irá vestir. Não há problema algum em uma mãe que gosta de vermelho utilizar um vestido dessa cor.

É preciso apenas observar alguns pontos importantes:
1. Se diferenciar das cores escolhidas pelas madrinhas ou definidas pela noiva para elas;
2. Evitar cores que cheguem perto do branco. Essa dica, inclusive, vale para qualquer convidada;
3. Combinar com a outra mãe qual cor usar. Nesse caso, é melhor evitar quaisquer coincidências desagradáveis antes do casamento conversando entre as mães;
4. Deixar a noiva ciente da escolha. Afinal de contas, o casamento é dela, que precisa saber qual vestido ambas as mães escolheram, para que não haja conflito de cor com as madrinhas e/ou a decoração.

Outra cor que, tradicionalmente, é proibida para o vestido das mães é o preto. Porém, se essa escolha respeitar todos os pontos citados anteriormente, além de fazer a vontade da noiva e da própria mãe, não há porque não usar um vestido preto. Essa cor é um ótimo coringa, podendo ser utilizada em vários modelos e ocasiões. Talvez a única restrição seja para casamentos diurnos, onde tons mais claros combinam melhor com o estilo do próprio evento.

Traje mãe da noiva blog Berries and Love

Screen Shot 2017-03-13 at 11.50.03 PM

 

 

Falar de vestidos para as mães é correr o risco de cair em estereótipos já disseminados. Cortes tradicionais, muito discretos e sem adornos fazem com que muitas lojas já possuam modelos prontos para mães. O que muita gente não leva em consideração é que é preciso também dar um toque de originalidade nos vestidos das mães. Um bom exemplo é o caso de uma mãe adepta da cultura fitness, com o corpo mais esbelto. Ela, muito provavelmente, se orgulha da sua forma física. Porque proibi-la, então, de usar um vestido que realce suas características mais marcantes?

Observando-se os detalhes já citados anteriormente, a roupa escolhida deve se traduzir a personalidade da pessoa, fazendo com que ela se sinta bem, confiante e bonita. Isso vale especialmente para as mães, que muitas vezes ficam limitadas ao tradicional. Com consciência, ser original não faz mal!

Traje mãe da noiva blog Berries and Love 6

Screen Shot 2017-03-13 at 11.49.31 PM

 

 

O casamento civil já é uma situação que permite maior flexibilidade, tanto para os próprios noivos quanto para os pais. Nesse caso, inevitavelmente a cerimônia civil irá acontecer durante o dia, no horário de funcionamento do cartório. Isso faz com que seja mais importante pensar, até mesmo, no que será feito depois, já que os casamentos civis costumam durar pouquíssimo tempo.

Normalmente, um look composto por um vestido curto, ou um conjunto de saia e blusa mais elegante já é suficiente. O ideal é analisar o que será feito depois, já que muitos casais escolhem comemorar com um almoço, jantar ou algo do tipo após a assinatura dos papéis.

Escolher o vestido das mães pode ser uma tarefa complicada, mas se o conforto, estilo e felicidade delas forem respeitados, não há como errar. É um passo que deve ser dado em conjunto com a noiva, para que não haja confusões com madrinhas ou decoração, além da escolha agradar a mesma. O importante é respeitar o estilo e as vontades de cada uma!
Traje mãe da noiva blog Berries and Love 3

Aproveite para seguir a SR Estilo nas redes sociais e também conhecer as lindas opções de vestidos que eles possuem!

Facebook: Sr Estilo | Instagram: @srestilobh | www.srestilo.com.br