Diferenças de formatos e tipos de panelas

1 julho 2016
(Este post tem trilha musical! Aperte o play!)

Hoje quero mudar um pouquinho de assunto e variar sobre os preparativos do casamento. Que tal falarmos sobre a lista de presentes? Mais especificamente panelas? Imagino que tanto os casais que amam cozinhar quanto aqueles que ainda não se descobriram na cozinha se preocupam com a escolha das panelas, certo? Existe algum modelo mais indicado? Quais os formatos de panelas eu devo ter em casa?

Esse é um assunto que vira e mexe atrai minha curiosidade pois me interesso por panelas que não grudem, não liberem nenhum elemento tóxico, não sejam tão pesadas e que ainda tenham um design bacana. Ufa, pela lista longa dá pra perceber que não é tão fácil assim encontrar a panela ideia pra mim, certo? E para você e o seu noivo, já sabem quais os modelos e formatos de panela mais indicados para vocês? Se você ainda não sabe não se preocupe, hoje a Andréa Kalil, gerente do e-commerce da Tool Box vai tirar todas as suas dúvidas!

A Tool Box foi o local que eu escolhi fazer a minha lista de casamentos e cada vez que entro na loja morro de amores pela variedade incrível de produtos para cozinha (e de bebê também)! E podem acreditar, já pesquisei muito sobre esse assunto na internet, mas nenhum é tão completo e confiável como as dicas desse aqui. No final me digam se eu não estou certa!

tipos-de-panelaHoje em dia há uma infinidade de panelas de materiais, modelos e formatos diferentes e isto é fruto da tecnologia e da evolução das industrias, mas acaba deixando todo mundo na maior dúvida na hora de escolher qual panela comprar.

Então este texto é para desmistificar e ajudar muita gente a entender as diferenças. E ajudar a fazer a escolha certa conforme a necessidade do prato a ser preparado. E o tipo de panela escolhido vai com certeza influenciar no resultado do prato.

Screen Shot 2016-06-29 at 8.57.07 PM

 

 

tipos-de-panela-inox

A opção mais fácil de achar é a panela de inox, tem em sua composição cromo e níquel. As vantagens do inox é ser higiênico, fácil de cuidar, suporta variações de temperatura sem se alterar. Porém o aço não é o melhor condutor de calor. E para a panela ser boa é necessário que ela seja grossa, para não agarrar e que possua fundo triplo (camada de inox em cima e em baixo  com alumínio no meio) para garantir boa distribuição do calor. Este fundo é chamado Termodifusor. Mas o alimento vai estar sempre mais cozido na parte de baixo da panela, já que o calor concentra no fundo. Mas é uma panela que você deixa para qualquer um usar e não passa susto! A dica é não deixar a chama ultrapassar o fundo da panela.

Existem também as panelas com REVESTIMENTO, e estes materiais de cobertura podem variar, os mais comuns são:

tipos-de-panela-antiaderente

Antiaderente – as panelas possuem corpo de alumínio fundido (que são ótimos condutores de calor)  e recebem revestimento antiaderente em várias camadas sobrepostas  que faz com que sejam bem resistentes, não grudem ao cozinhar com pouco ou sem óleo e sejam fáceis de limpar. Recomenda-se o uso com espátulas de silicone ou madeira para não danificar o revestimento. Ideal para quem preza por comida mais leve. Ótima para preparo de refeições delicadas como peixe , por exemplo. O anti aderente mais cobiçado é o de titânio.

tipos-de-panela-ceramica

Revestimento Cerâmico – O antiaderente em cerâmica é ecológico e livre de PFOA e PTFE e proporciona antiaderência, deixando o alimento mais saudável. Mas é preciso evitar calor excessivo ou chama alta, para não perder esta característica. Por ter corpo em alumínio distribui igualmente o calor e o fato de ser revestido só a torna mais durável e inócua a saúde. Na minha opinião recomendo que se passe uma leve camada de azeite ou óleo ao usar. Pode ser aplicado com pincel ou se espalhar com papel toalha, isto melhora muito a performance da panela ou frigideira, em vez de tentar cozinhar totalmente sem óleo. Os utensílios de silicone são os mais recomendados para manuseio. Exigem cuidados na hora da limpeza para longa duração, nada de uso de abrasivos!

tipos-de-panela-aluminioOutras panelas mais em conta e talvez de uso mais ‘profissional’ seriam as de alumínio, que são usadas em bares e restaurantes, pelo baixo valor e  tamanhos variados atendendo a demanda de grandes tamanhos. Tem boa distribuição de calor e questiona-se se elas não soltam partículas do metal em pequenas proporções nos alimentos, mas não há comprovação real que causem prejuízos à saúde. Mas definitivamente não tiram boa nota no quesito beleza.

tipos-de-panela-vidroAs Panela de vidro são super higiênicas e não desprendem nada na comida, mas grudam facilmente o alimento e inspiram cuidados no manuseio e armazenamento. Temem choque térmico. São boas para preparados com muito caldo e gostam de chama baixa. Não pegam gosto nem cheiro, boa para preparo de papinhas de bebê.

tipos-de-panela-silargan

Uma novidade eu foi introduzida a pouco tempo no Brasil é o Silargan que é uma liga de aço ferromagnético fundido com cerâmica de alta tecnologia. Eficiente para uso em qualquer tipo de fogão: indução, chama, elétrico, lenha, gás. Esquenta rápido, ótimo condutor de calor e proporciona cozimento uniforme, além de economizar energia. Precisa de pouco óleo (mas não é antiaderente ). Bonita de se levar à mesa , mantêm o alimento quente por muito tempo. Ideais quando se quer selar uma carne.

Seu interior tem íons de prata que é antibacteriano. Não deixa resíduo na comida. Ideal para pessoas alérgicas. Pode-se deixar o alimento marinando na panela e no outro dia  finalizar o preparo. Suporta choque térmico podendo ser levado da geladeira para o fogo. Com todas estas vantagens são panelas de custo mais elevado.

tipos-de-panela-ferro-fundido

As panelas de Ferro Fundido são constituídas de liga de ferro rica em carbono e recoberta de esmalte constituído principalmente de vidro. É um dos materiais que melhor retém o calor, distribuindo-o de forma perfeitamente homogênea. Isenta de  transferência de elemento tóxico para os alimentos. Não é antiaderente ! São as ideais para cozimentos lentos.

Alguns modelos possuem formações pontudas na parte inferior da tampa que criam um efeito de chuva, conservando a umidade dos alimentos (tampa com irrigação). A desvantagem é que são pesadas e de custo elevado embora sejam as mais maravilhosas para se levar à mesa!

 

Screen Shot 2016-06-29 at 8.58.02 PM

 

 

 

formato-de-panela-wok

É preciso ter uma panela Wok?  Com formato amplo e arredondado distribui o calor de forma uniforme. Sua origem é oriental mas é superversátil, o utensílio é ótimo para fazer frituras, refogar, saltear, fazer risoto, paella ou cozinhar no vapor.

formatos-de-panela-de-pressão

Panela de pressão cozinham o alimento até 3 vezes mais rápido do que as panelas convencionais. É totalmente vedada, o que aumenta a temperatura e vapor interno subindo a pressão, quando atinge um limite ela aciona a válvula que alivia a pressão e garante a segurança da panela. Mas atenção, assim que a panela atinge a pressão é para cozinhar no fogo baixo.  Hoje temos modelos com vários itens de segurança, que garantem que se ultrapassar a temperatura máxima alguma das válvulas se rompe para não deixar a panela explodir. Ideal para cozimento de alimentos mais duros como carnes, feijão, etc diminuindo o tempo do cozimento. Também há modelos com níveis de cozimento para que se possa preparar alimentos mais tenros também. Lembre-se de abrir a panela somente após todo vapor ter saído!

tipos-de-panela-para-massa

Panelas para Massas são fundas com um cesto interno que você levanta quando a massa já está cozida. O bom é que não precisa escorrer a água para fazer a próxima massa já que ao levantar o cesto você pode escorrer aquela porção e colocar outra quantidade na água já aquecida. Algumas que  tem fundo triplo dão para ser usadas como caldeirão para preparar sopas, caldos, molhos, bastando que você retire o cesto e use apenas a panela.

formatos-de-panela-frigideirasExistem vários tipos de frigideiras:

Frigideiras com duas alças podem ir ao forno e são ótimas para quando você precisa gratinar o alimento, como por exemplo uma massa, ou começar o cozimento na chama e finalizar no forno, como alguns tipos de bacalhoada ou mesmo a paella (que vai ao forno abafada para finalizar o cozimento)..

Frigideiras que tem um cabo mais  comprido (para não esquentar no manuseio) são perfeitas para saltear, que é a técnica onde o alimento é levado à panela em movimentos rápidos e constantes de vai e vem e a borda propicia que ele retorne para dentro da panela. Todos os alimentos que cozinham rápido como camarão e frutos do mar, vegetais, cogumelos variados, ficam maravilhosos feitos numa frigideira assim porque não perdem a crocância. Assim como crepes e omeletes.

Grelhas : As grelhas são aquelas frigideiras baixas com fundo cheio de relevos que deixam as marquinhas lindas na carne. Vão direto na chama e o ideal é deixar aquecer bastante para colocar os grelhados, sem ficar virando a todo momento, deixando a  marca listradinha bem realçada.

>> Lembre-se que a melhor panela é a que mais se adéqua ao preparo que você deseja! <<melhores-panelas

Aproveite para navegar na loja online da Tool Box e escolher suas panelas favoritas! Eles entregam em todo o Brasil!

 

  • Marina Caldeira

    Post nota mil! Adoro esse tipo de post, continuem fazendo por favor!