Escolhendo as músicas para a cerimônia

6 abril 2016

Escolher as músicas para a cerimônia do casamento é muito mais do que pedir uma lista de sugestões para uma banda ou coral. A música é parte fundamental da cerimônia e consegue como nada imprimir a personalidade e estilo do casal. Além disso, a música transforma ambientes e prepara corações para emoções mais diversas. O que seria do mundo sem música? O que seria dos casamentos sem as músicas certas para cada casal?

Sabendo da importância da música dentro de uma cerimônia convidei a querida Patrícia do Cantus Cordis Coral e Orquestra para dar algumas dicas de como deve acontecer o processo da escolha musical do casamento e também para sugerir nove músicas para a cerimônia. Tenho certeza que vão amar!

Priscila Photography-132Screen Shot 2016-04-05 at 11.26.19 PM

A vida tem todas as suas belezas, suas cores, suas alegrias e todos aqueles momentos memoráveis e significativos, os quais fotografamos em nossas mentes para sempre. Sim, eles são especiais e sim, eles também são inesquecíveis! Não sei se é porque caminhamos com a música desde que “nos entendemos por gente”, e associamos todos os acontecimentos ímpares da vida com os sons, com música, mas esta arte sabe representar muito bem nossas alegrias e nos faz memorar o que não queremos esquecer! E, como aqui estamos falando para pessoas que seguirão um novo caminho juntas, nada melhor nesta conversa do que incentiva-las a marcar esta caminhada com música, muita música!

Já na cerimônia, quer seja ela para muitos amigos ou somente para vocês, a escolha do repertório toma um lugar especial na programação. Escolher a música adequada para ser tocada pelos instrumentos corretos e nos momentos certos parece fácil, mas sempre é desafiador. Este trabalho envolve tempo, paciência e requer arte e amor! Então, vamos começar?Screen Shot 2016-04-05 at 11.33.57 PM

O primeiro passo é recordar quais as músicas fazem parte da história de vocês e, não somente como um casal, mas também das pessoas queridas que os cercam e que, talvez, queiram homenagear. Por isto afirmo que é impossível escolher a verdadeira trilha sonora do grande dia imediatamente, numa única tarde! É necessário tempo para reflexão.

Feito isto, é o momento de enviarem estas escolhas para o profissional que fará o trabalho de acompanhamento e pesquisa do repertório musical. Este profissional será capaz de adequar cada música escolhida no melhor momento e também apresentará sugestões, tanto para vocês conhecerem novas obras quanto para fugirem dos modismos e da mesmice musical! Afinal, desde que mundo é mundo, existe música e, certamente, existe a música ideal para compor a trilha sonora de vocês!

Outro quesito que contribui para o sucesso do trabalho é a arte da instrumentação – escolher bem os instrumentos musicais e o momento da utilização de cada um deles dentro da música. Este trabalho influenciará o resultado sonoro ou para trazer aos ouvintes a identificação perfeita da música escolhida ou para apresentar a eles uma música com um novo arranjo! Também orientará para que as musicas não sejam executadas sempre por todos os instrumentos para não se tornar previsível e sim sempre colorida e diversificada. Por isso que o trabalho do acompanhador de repertório é vital! E prestem atenção: As surpresas devem ser somente para os convidados, pois tudo deve ser combinado e apresentado previamente a vocês!

A música é mais do que uma protagonista na cerimônia, ela revela a alma!

Screen Shot 2016-04-05 at 11.36.58 PM

Vejam agora nove opções de músicas para a cerimônia do casamento apresentadas pelo Cantus Cordis em um dos eventos do Berries, o Dream Day Berries and Love 2. Eles cantam e tocam com tanto amor que é impossível não tocar a nossa alma!