Fiquei noiva! Por onde começar a planejar o casamento?

12 janeiro 2015

Se você acabou de ficar noiva esse post é para você! Mas antes de tudo quero desejar os meus parabéns!! Desejo do fundo do coração que você tenha um casamento dos sonhos! E espero poder te ajudar nessa fase deliciosa, desafiadora e cheia de expectativas que é o pré-casamento!

A primeira maneira que consigo ajudar é criando um guia com 8 passos para planejar o casamento. Recebo muitos e-mails de noivinhas perdidas e confusas, sem saberem o que devem fazer logo após receberem o pedido mais aguardado da vida. Então depois de lerem este post saberão o que fazer!Screen Shot 2015-01-12 at 12.11.06 AMlista-de-presentes-enxoval

Para continuar lendo aperte o play! Essa música (Unfalling Love – Jimmy Needham) foi uma das músicas que marcou a minha fase de preparativos do casamento!

Screen Shot 2015-01-12 at 12.19.18 AM

O primeiro passo que você deve seguir é conversar com o noivo e juntos decidirem qual o melhor estilo de casamento que combina com vocês. Cerimônia na igreja ou em algum outro local como praiafazendasítio? Vocês são pessoas mais diurnas ou noturnos? A recepção será um bolo com champanhe, uma mega festa, um mini wedding, uma recepção em um restaurante ou bistrô? Mais formal ou informal? Não existe certo ou errado. Existe o que combina com cada casal. Encontrem e definam o estilo de vocês.

Screen Shot 2015-01-12 at 12.20.08 AM

É muito importante que vocês discutam sobre o valor que podem e querem gastar no casamento. Contabilizem a parte do salário que cada um pode investir e se vocês já tiverem alguma poupança para o casamento verifiquem o saldo. É importante também deixar claro se os pais ajudarão financeiramente.

É necessário considerar algumas coisas sobre esse assunto. 1. Se os pais contribuírem eles se sentirão no direito de opinar. Estejam cientes disso. 2. Tentem não fazer dívidas para depois do casamento. A melhor coisa que tem é começar a vida a dois sem a renda comprometida, a não ser por um financiamento da casa. 3. Contabilizem todos os gastos que o casamento implica e não apenas a cerimônia e a festa. Casamento civil, lua de mel, nova moradia são alguns dos itens que devem considerar.

Screen Shot 2015-01-12 at 12.21.08 AM

Definido o estilo e o quanto irão investir no casamento é hora de fazer uma primeira lista de convidados. Digo primeira pois sem dúvidas ela irá alterar muito até o dia do casamento. Provavelmente você perderá contato com algumas pessoas, conhecerá novas, pode ser trocado de emprego e etc. Mas é importante ter uma noção de quantas pessoas irão convidar pois todos os futuros orçamentos dependerão dessa informação.

Na minha opinião vocês não são obrigados a convidar ninguém. Convidem as pessoas com quem realmente gostariam de dividir o dia mais especial da vida de vocês. É importante também conversar com os pais e verificar se eles tem alguns convidados que fazem questão de convidar.

Screen Shot 2015-01-12 at 12.21.33 AM

Saber se a sua lista de convidados gira em torno de 50, 100, 200 ou 300 pessoas te ajudará a escolher o local, pois o espaço tem que comportar confortavelmente os convidados sem ficar vazio demais.

Definam a data e reservem a igreja e o espaço da recepção. Lembrando que tem sido cada vez mais comum os noivos optarem por cerimônia no próprio local da festa. É uma comodidade que vale a pena ser levada em consideração.

Screen Shot 2015-01-12 at 12.22.08 AM

Muitas noivas sonham com a igreja ou com o local do casamento há muito tempo e por isso muitas vezes vão direto neles quando decidem se casar. Mas é muito importante contratar uma assessoria nesse meio tempo, pois ela te ajudará a revisar o contrato e também poderá sugerir outras opções caso a primeira não esteja disponível ou fora do orçamento. Além disso, a partir desse ponto, ela será fundamental para auxílio do planejamento do casamento, indicação de fornecedores e principalmente para organização e execução de tudo no dia do casamento.

Screen Shot 2015-01-12 at 12.22.49 AM

Chegou a hora de olhar todo o resto! hihihi Comecem a solicitar orçamentos para fornecedores que tenham um estilo que vocês se identifiquem. Pesquisem bastante antes pois quanto mais souberem o estilo que lhes agrada menos tempo enviando pedidos de orçamento perderão. O recomendado é ter pelo menos três orçamentos de fornecedores de mesma categoria para avaliar o custo benefício. Cuidado para não compararem valores de um fornecedor A com um fornecedor B, por exemplo um fornecedor de doces que utiliza chocolate belga nos produtos realmente cobrará mais caro que um outro que utilize chocolate hidrogenado.

Priorize também fornecedores que atendem apenas uma data, como fotógrafo, filmagem, celebrante. Esses contratos devem ser fechados primeiro. Aqui no Berries temos um Guia de Fornecedores com super profissionais selecionados por mim. Vale a pena começar a busca por lá.

Screen Shot 2015-01-12 at 12.23.56 AM

Para ajudar na ordem de fechamento de contratos e também com todas as tarefas que terão ao longo dos preparativos (sim, são muitas! Mas vai valer a pena) vocês podem fazer o download de cheklists e planilhas aqui no Berries. Baixem o checklist de casamento que desenvolvi especialmente para vocês com tarefas até após o dia do casamento!

Além disso vocês podem baixam a planilha de convidados para ajudar na lista dos convidados e também a planilha de orçamento para conseguirem organizar os orçamentos recebidos e também o orçamento do casal.

Screen Shot 2015-01-12 at 12.25.09 AMUma das tarefas mais gostosas na minha opinião é buscar referências para o casamento. Eu passava horas do meu dia quando noiva pesquisando tudo para que o nosso casamento tivesse a nossa cara. Aconselho então a criarem uma pastinha de inspirações no computador e irem salvando tudo que se identificam: lembrancinhas, bouquet, penteado, decoração, vestido. Aos poucos vocês podem ir filtrando e definindo melhor o estilo que seguirão: boho chic, rústico romântico, campestre, minimalista, clássico, circense, etc.  Mostrar as referências para os fornecedores pode ajudar e muito no projeto do casamento.

Acho uma ótima ideia criarem uma conta no Pinterest e irem salvando as inspirações em pastas específicas. Vocês ainda podem pinar diretamente aqui do blog e seguir os painéis do Berries and Love por lá.Screen Shot 2015-01-12 at 12.42.04 AM

No mais não deixem os preparativos serem um peso para vocês. Aproveitem todas as etapas, amem todas as escolhas, curtam as visitas aos fornecedores e todas as degustações que fizerem, tentem colocar a mão na massa e deixar o máximo possível da personalidade do casal nos detalhes e tomem sempre a decisão em casal. O casamento pode ser inesquecível e os preparativos também!

valwander2

........................................................................................................................................................

Foto capa: Lutterbach Fotografia Autoral| Foto1 post: Foto do meu casamento por Jivago Sales | Foto 2 post: Val + Wander
  • Eveline Alves

    Salvando blog como preferido em 3,2,1.. Estou amando as dicas!

    • Berries and Love

      Ai meu coração! Que lindo!!! Fico feliz que esteja sendo útil!!! :)

  • Thais Lott

    Muito útil! o Blog está lindo!

    • Berries and Love

      Amei te ver por aqui Thati! Que bom que gostou!! :)
      Saudades e beijo grande!

  • Ellen Sampaio

    Acabei de ficar noiva ;)))))))) e acompanho seu blog ha alguns meses. Na verdade vi no instagram alguém curtindo e me identifiquei muito! Parabéns pela forma como voce demonstra seu amor pelas suas belissimas palavras. Seja muito muito feliz sempre! um grande beijo
    Fortaleza-Ce

    • http://www.berriesandlove.com Marcella Lisa

      Oba!!!! Parabéns!! Bem vindo ao fantástico mundo das noivas!! Espero que o Berries and Love te ajude muito!
      Obrigada pelo carinho!!! Fico aguardando as fotos do grande dia! :)
      Beijinhos, Mah

    • Berries and Love

      EI Ellen, muito obrigada pelas suas palavras! Fico feliz que tenha gostado e se identificado com o Berries! Espero que ele te inspire e ajude muito!
      Beijos

  • Pingback: {Retrospectiva} Os posts mais cheios de amor de 2015 - Berries and Love()