Guia para convidados do casamento

2 outubro 2014

O post de hoje é especial porque não é direcionado apenas às (aos) noivas (os) e futuras (os) noivinhas (os). Hoje quero conversar com todos os convidados do casamento. É super comum os convidados terem dúvidas quanto ao traje, lista de presentes, convite e etc. e ficarem com vergonha de perguntar aos noivos. Resolvi então escrever um guia para eles!Screen Shot 2014-10-02 at 11.22.46 AM

Tenho certeza que a dúvida de muita gente vai ser esclarecida, e caso ainda tenha ficado alguma deixem nos comentários que eu respondo, ok? E noivinhas, fiquem à vontade para compartilhar esse post com os seus convidados. Será muito útil para eles! 😉

Screen Shot 2014-10-02 at 11.30.53 AM

Screen Shot 2014-10-02 at 11.45.29 AM

 

 

A primeira dúvida que muitos convidados tem é acerca do convite. Se você recebeu um é porque você é querido pelos noivos e eles fazem questão da sua presença. Abra o convite na mesma hora e agradeça. Verifique se o convite é só para você ou extensivo à família.

Algumas possíveis maneiras:

Sr. Fulano – Significa que o convite é individidual, só para você.

Sr. Fulano e esposa – Significa que o convite é para o casal.

Sr. Fulano e família – Siginifica que o convite é para todos que moram na mesma casa, por exemplo o casal e seus filhos.

Importante: Nunca peça mais convites do que o que lhe foi dado, como por exemplo para namorada do filho, um amigo que está na cidade, etc. Aliás, nunca cobre nem o seu próprio convite. Montar a lista de convidados é uma tarefa difícil para os noivos e infelizmente não é possível convidar todas as pessoas que eles gostariam.

Se você for convidado para ser padrinho ou madrinha fique à vontade para negar o convite caso não se sinta confortável. Os noivos precisam que as pessoas que ocupem esses cargos estejam de fato disponíveis caso eles precisem de ajuda e suporte no relacionamento.

af52a5e0e22cf38c276cc62057efa571 convite14_h

Convite: About Love

Screen Shot 2014-10-02 at 11.46.01 AM

 

 

Respeite os prazos de R.S.V.P e confirme sua presença ou ausência com sinceridade. Se você sabe que não vai ser possível ir ao casamento não tem problema nenhum em avisar. É melhor do que fazer os noivos pagarem para uma quantidade maior de convidados e perderem dinheiro. Não precisa informar o motivo, apenas informe que não poderá ir. E caso confirme sua presença faça o possível para estar presente nesse dia especial. Os noivos estão contando com vocês!

Screen Shot 2014-10-02 at 11.45.47 AM

 

 

Se você foi convidado para o casamento é  delicado enviar um presente em agradecimento ao convite, mesmo que você não vá ao casamento. O ideal é que ele seja entregue na casa de um dos noivos antes do casamento, e não na hora da cerimônia.

É muito comum que os noivos façam lista de presentes e a disponibilizem em algumas lojas. É sempre bom perguntar aos noivos se eles fizeram e tentar escolher algo da lista, para evitar que eles recebam muitos presentes repetidos. Mas fiquem tranquilos, a lista sempre tem presente de todas as faixas de preço.

Screen Shot 2014-10-02 at 11.33.19 AM

Muita gente fica na dúvida ao escolher o traje para o casamento. Separei as dicas em três períodos do dia. Mas independente do horário do casamento existe uma regra: branco (e tons bem clarinhos) só para a noiva, ok? Sempre!

Screen Shot 2014-10-02 at 11.40.43 AM

 

 

Mulheres – Vestidos mais fluidos, leves e de tons mais claros ou florais são ótimas opções. O comprimento na altura do joelho e chapéus são super charmosos para esse horário. Se o casamento for no campo o recomendado é que se use saltos mais grossos ou sandálias anabelas para não afundarem na grama.

Homens – Ternos em tons mais claros como cinza e bege, camisa branca e gravatas também em tons claros.

vestidos-floralKatie Bishop and Nathan Edwards wedding on May 1, 2011.

Screen Shot 2014-10-02 at 11.41.09 AM

 

 

Mulheres – Vestidos longuetes com tecidos mais leves como musseline, seda ou crepe de seda são opções ideais. Os estampados continuam sendo boas opções mas já é possível abusar um pouco das cores. Se o casamento for no final da tarde um pouquinho de brilho é perfeitamente aceitável.

Homens – Terno em tons de cinza, chumbo ou grafite com camisa e gravata em tons claros.vestido_claro_casamento_sos_solteiros131589620332585790_JfK9S7yq_c

Screen Shot 2014-10-02 at 11.42.17 AM

 

 

Mulheres – Pode-se abusar dos longos e dos tecidos mais encorpados como tafetá, zibeline e cetim. Brilhos e estampas (não tão florais) são permitidos também.

Homens – Terno escuro, camisa clara e gravata clássica.

2011-elie-saab-wedding-dresses-haute-couture-details-a-lline-blush.fullpadrinhos.gravatinha-finaRecomendo às madrinhas perguntarem à noiva se ela recomenda algum modelo ou cor. Tem sido cada vez mais comum padronizar o traje das madrinhas.

a3d05de019b8ba1c42ab621ae56eb9e1

Screen Shot 2014-10-02 at 11.36.06 AMO grande dia chegou! Se programe para chegar com uma certa antecedência ao local da cerimônia, estacionar o seu carro e pegar um assento na igreja. Nada de pensar em ir direto para a festa. O momento mais especial do casamento acontece ali na cerimônia, onde os dois decidem se unir perante todas as pessoas queridas que convidaram. É um momento mágico!

Os noivos contrataram profissionais que eles confiam, e isso inclui fotógrafo, equipe de filmagem e cerimonial. Então não precisam ficar querendo arrumar o véu da noiva ou tirando fotos durante a cerimônia, pois eles já terão fotos belíssimas! Inclusive, em hipótese nenhuma entrem no corredor para tirar foto da noiva linda que está entrando ou entrem na frente de um fotógrafo. Vocês correm um sério risco de estragar as fotos do dia mais importante do casal! Sem falar na quantidade (alta) de dinheiro que investiram para contratar um PROFISSIONAL. Então deixem que os profissionais se encarreguem de fazer o melhor que eles podem e fique exclusivamente para vibrar, orar, se alegrar e se emocionar pela nova família que surge bem alí na sua frente.

Ah, não posso deixar de mencionar que os celulares devem estar no silencioso durante toda a cerimônia.  Você não vai querer pagar esse mico, certo?6439ba3eddf4300a461035a4f6328882 c7f9cb332f70fa45eb2b3cdd49df9512outdoor-country-wedding-ceremony-590x393

Screen Shot 2014-10-02 at 11.34.23 AMPronto, os noivos se casaram, a cerimônia foi maravilhosa e você está doido para cumprimentar os noivos! Calma, espere  os noivos fazerem as fotos protocolares com padrinhos, pais e depois corte do bolo, brinde e primeira dança. Depois desse período eles estarão liberados para curtirem a festa e darem atenção as convidados!

Muito cuidado ao abraçar a noiva! Principalmente se elas estiverem com um penteado na altura do pescoço ou com o cabelo meio solto. Nenhuma noiva quer ficar descabelada na sua própria festa. Abrace-a com carinho e cautela, e de preferência com os braços a envolvendo de baixo para cima, e não o contrário.

Esperem o jantar ser servido para irem até a mesa de doces. A sobremesa é sempre por último.

Se você amou um enfeite da sua mesa ou algum detalhe da decoração (incluindo guardanapos e porta guardanapos) deixe ele lá decorando a festa. Nem pense em levar nada da festa para a sua casa. Os noivos pagarão por tudo que estiver faltando no final da festa. Isso vale também para os itens do Kit Toillet. Eles estão lá para emergências e não para irem direto para as bolsas e bolsos.

No final pegue o seu bem-casado ou a lembrancinha que tiver, agradeça novamente os noivos e não saia falando mal de nenhum detalhe. É muito feio convidados que fazem isso e os noivos planejaram tudo com muito carinho.

Fotos: Guan Hui, Bloc Memoire Photography

blocmemoire_rustic_picnic_styled_shoot_57 e6177e8fde79c4a250c6cfd166dca1a4blocmemoire_rustic_picnic_styled_shoot_97

Screen Shot 2014-10-02 at 11.38.29 AM

 

  • Stephanie Ribeiro

    Amei as dicas, Mah! Sincero e delicado ao mesmo tempo, gostaria que tooodos os convidados de casamentos lessem e colocassem em prática!

    • Berries and Love

      Que bom que gostou Stephanie! Vamos torcer para os convidados lerem mesmo! 😉

  • Juliana Freitas

    Excelente post, Mah!
    São dois dos hábitos que ainda não está muito bem disseminado no Brasil: chegar no horário e confirmar presença!
    Para não começar a celebração com o espaço vazio, já tive que esperar quase duas horas, porque não tinha quase ninguém! E os custos com hora extra decorrente desse atraso? Fora que é deselegante com quem é pontual, né?
    E essa questão da confirmação… As pessoas não se dão ao trabalho de informar e os noivos tem que ficar fazendo mágica para adivinhar para quantas pessoas deverá ser o buffet!
    E por estar diretamente ligada à área, eu acompanho o carinho com que os noivos preparam esse momento, as agonias que eles enfrentam. Então seria realmente de bom tom que os convidados também fossem igualmente carinhosos com esse momento especial!

    • Berries and Love

      Exatamente! Tomara que esse hábito mude. Acho que quem age assim muda depois que casa. Nada como organizar o próprio casamento para rever os conceitos!!
      Enquanto isso vou fazendo a minha parte .. hihihi
      Beijo grande!

      • Juliana Freitas

        Então desejo muitos casamentos pela frente! kkkkk
        Outro beijo grande pra você!

  • Priscilla Rocha

    Amei o post e estou compartilhando com minhas noivas.

    • Berries and Love

      Oba! Que bom que gostou! Obrigada!

  • Luiza Juste

    Muito bom o post! Tbm queria que os meus convidados lessem…rssss

    • Berries and Love

      Luiza, você vai fazer algum site do casamento? Você pode disponibilizar o link lá! 😉 Vai compartilhando na sua página também. Com certeza vai ter gente que vai ler! Beijos

  • Manoela Omena

    Muito bacana o post! Meu casamento será à tardinha e pensei, inicialmente, num traje bege ou creme pro meu noivo. Será que cola? Grata pela resposta! Adooooro vcs! =)

    • Berries and Love

      Ei Manoela, que bom que gostou! O casamento será no campo?

      Tem um post aqui no blog sobre o traje do noivo. Acho que vai ajudar!

      http://www.berriesandlove.com/traje-do-noivo/

      Beijo grande!

      • Manoela Omena

        Sim, sim! Muito obrigada pela dica! =)

  • Isis

    Acompanho muitos blogs de casamento há muito tempo. Nunca li um post tão bom quanto este. Muita gente PRECISA ler isto!! Amei, Marcella!

    • Berries and Love

      Ei Ísis, que lindo seu comentário! Obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha gostado. Também espero que muita gente leia isso!! 😉 Beijinhos.

  • Raquel Mendes

    Aquele momento que vc lê as dicas, acha fantástico mas não tem como enviar para os convidados. Já que por ser a noiva, pode soar grosseiro. Eu, como sou mto tranquila, alguns eu não falaria, mas o RSVP, cuidado com fotografia e cuidado ao abraçar a noiva são fundamentais, este ultimo mais por que vou usar o cabelo meio solto, e provavelmente fácil de ficar descabelada. Gente que se convida pro casamento é um problema tbm, estou passando por situações constrangedoras, de gente que cobra convite e que infelizmente não poderei convidar.

    • Berries and Love

      Raquel, não acho que seja grosseiro você compartilhar no facebook ou colocar no site dos noivos. Só não recomendo enviar individualmente. Mas eu te entendo. Tomara que seus convidados leiam esse post! :)

    • Carolayn Haruno Little’s

      Olha Raquel, faz como eu…Fiz meu cadastro no Casamentos.com.br e lá vc tem um próprio site pra vc postar dicas e coisas sobre seu casamento, fiz o meu e coloquei essa dica, pq no convite eles vão ver e entrar no link desse site onde vão poder confirmar sua presença, ai já vai ter lá as dicas pra eles lerem…