Manual de cuidados com os utensílios de cozinha

1 agosto 2016

Há algumas semanas publiquei aqui com auxilio da Tool Box um Guia super completo sobre diferenças de formatos e tipos de panelas e foi o maior sucesso! Recebi diversas mensagens de noivas que pediram mais conteúdos desse tipo, voltando para o futuro lar doce lar. Nem preciso dizer que as recém casadinhas que ainda acompanham o blog amaram também né? Então, atendendo os pedidos hoje teremos mais um post incrível voltado para esse universo, também com dicas de quem super entende do assunto, a Tool Box: manual de cuidados e dicas para escolher e conservar os utensílios de casa.

 

cuidados-utensilios-cozinha

Logo que comecei a montar o meu enxoval fiquei preocupada querendo saber a melhor forma de utilizar e conservar os meus utensílios para que eles durassem o maior tempo possível sem perder as propriedades naturais e inerentes a eles. Para a minha tristeza descobri que na internet se encontra pouco material sobre esse assunto, e na maioria das vezes bastante duvidoso.

Foi então que conversando com a Andréa Kalil, gerente do e-commerce da Tool Box que seria de extrema ajuda trazer para vocês um manual super completo e cheio de dicas sobre qual a melhor forma de utilizar os utensílios de casa e aumentar a vida útil deles. As dicas estão incríveis e envolvem cuidados com o faqueiro, panelas, facas, objetos de madeira, prata e muito mais! Minha dica é salvar esse post nos favoritos e voltar a consultar sempre que tiver dúvidas!

Vamos às dicas?

 

cuidados-domesticos-materiais

 

>>  Objetos de Prata  <<

Quanto mais usar e lavar menos será necessário polir sua prata. Prata só aceita ser lavada à mão com detergente neutro e esponja macia logo após o uso. Seque muito bem e passe flanela nas peças para guardá-las.

Uma receita caseira para peças como baixelas seria fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água quente , aplicar sobre a peça e enxaguar e secar. Ou use polidor específico para prata em movimentos de vai e vem numa única direção. Para guardar peças de pratas após limpeza o ideal é que elas não tenham contato com oxigênio. O plástico filme para embalar é ótima solução.Nunca guarde suas pratas desembaladas junto com objetos inox ou borracha.

>>  Objetos de madeira  <<

O ideal é limpar com pano umedecido, mas havendo a necessidade de lavar esperar secar totalmente antes de guardar para não desenvolver mofo. Uma dica para voltar o brilho em peças de madeira seria usar uma receita caseira adicionando uma parte de limão a três partes de azeite.

As tábuas não podem com cortes profundos nem com pancadas sobre elas para não marcar nem danificar o material.

>> Porcelanas <<

Peças com decoração prata ou ouro não podem ir ao micro ondas nem a lava louças.

Utilize um bom faqueiro para não arranhar suas louças. Na verdade o que ocorre não é um risco na peça e sim um desgaste do metal que fica marcado no prato.

>> Cristal <<

São sensíveis a variações de temperatura. Por isto não recomendamos nenhum tipo de choque térmico como por exemplo colocar gelo no copo e depois o líquido.

Não recomendado o uso em lava louça, o líquido secante vai deixar sua peça sem brilho.

 

>> Acrílico <<

Não pode com máquina de lavar louça, nem com álcool pois pode craquelar.

Não  pode-se usar esponjas grossas ou abrasivos para limpeza.

 

cuidados-domesticos-panelas

 

>> Panela de inox  <<

Nunca deixe a chama ultrapassar o fundo da panela. Isto danifica as laterais e cabos das panelas. Para fogão por indução (que não tem chama), deve-se utilizar panelas com base de tamanho igual ou inferior ao diâmetro da boca do fogão (parte quente).Lavar somente com detergente (suaves e neutros) usando esponja macia. Também pode-se lavar em máquina de lavar louças.

Depois da lavagem, enxaguar com água e secar imediatamente para evitar manchas provenientes do cloro e de outras substâncias contidas na água. Para retirar as manchas deixadas no fundo da panela ou assadeira utilize um pano com suco de limão, vinagre ou a Pasta de Polir Inox (tem diversas marcas no mercado). Cabos em baquelite ou polipropileno não devem ir  ao forno.

 

>> Panela antiaderente <<

Ideal para quem preza por comida mais leve. Recomenda-se o uso de pouco óleo (em spray ou pincel para espalhar). Para cozinhar recomenda-se o uso com espátulas de silicone, nylon ou madeira para não danificar o revestimento.

São fáceis de limpar, nuca use abrasivos, nem a parte grossa das buchas. Não fazer uso de facas ou objetos de metal dentro da panela. 

 

>> Panela de Revestimento Cerâmico <<

É preciso evitar calor excessivo ou chama alta, para não perder a capacidade antiaderente da panela. A cerâmica precisa de uso de pouco óleo , mas não é ideal para uso sem óleo nenhum.

Para cozinhar recomenda-se o uso com espátulas de silicone ou madeira para não danificar o revestimento. Não fazer uso de facas ou objetos de metal dentro da panela. São fáceis de limpar, nuca use abrasivos, nem a parte grossa das buchas.

 

>> Panelas de ferro <<

São isentas de  transferência de elemento tóxico para os alimentos. Não são antiaderentes! São as ideais para cozimentos lentos. Não usar objetos cortantes dentro da panela ou frigideira. Não arranhar com colheres ou espátulas de metal. Indicado uso de utensílios de silicone, nylon, madeira para cozinhar e servir.

Após o uso lavar com detergente neutro, sem abrasivos nem esponjas ásperas e secar logo em seguida para evitar a ferrugem.

 

>> Panela de Silargan <<

Precisa de pouco óleo (mas não é antiaderente ). Seu interior tem íons de prata que é antibacteriano. Pode-se deixar o alimento marinando na panela e no outro dia  finalizar o preparo.

Aceita ir da geladeira para o fogo sem alterar suas características. Não usar abrasivo. Costumam apresentar manchas brancas no fundo que saem facilmente quando você coloca um pouco de vinagre e deixa amornar na panela. Retirando na lavagem em seguida.

 

>> Panela de Pressão <<

É totalmente vedada, o que aumenta a temperatura e vapor interno subindo a pressão para rápido cozimento, quando atinge um limite ela aciona a válvula que alivia a pressão e garante a segurança da panela. Mas atenção, assim que a panela atinge a pressão é para abaixar o fogo cozinhando apenas em fogo baixo. Se insistir no fogo alto, sua panela vai tentar aliviar a pressão jogando vapor e se ainda assim não diminuir o calor ela poderá romper alguma das válvulas, como segurança para não deixar a panela explodir.

 

cuidados-domesticos-utensilios

>> Refratário <<

Para identificar se a peça é refratária e aceita calor do forno, o ideal é ver se o fundo é áspero, diferente da peça de servir que é toda lisa. Mas atenção ela não vai ao fogo apenas ao forno (convencional ou microondas).

Deve-se evitar choques térmicos, isto vale para alimentos que vão da geladeira ao forno ou do forno para superfícies frias como mármores e pedras. Usar sempre um descanso na hora de servir pra evitar o choque de temperatura.

 

>>  Garrafa Térmica  <<

Para  manter o café quente por mais tempo, o ideal é encher a garrafa térmica toda com o líquido. Assim, haverá menos ar para troca e perda de calor. Se for feito em pouca quantidade, essa não é a melhor forma de armazenar o café. É normal haver uma pequena variação de temperatura conforme vai se consumindo o café, já que mais ar entra a medida que o café vai sendo servido.

Dicas para bom uso e conservação da garrafa:

1. Após o uso, lave a ampola com água quente, ou aguarde ela esfriar para lavar com água fria, evitando o choque térmico.

2. Antes de fazer o café para uso, escalde a garrafa com água quente para estabilizar a temperatura interna da garrafa e manter a conservação térmica por mais tempo, depois passe normalmente o café .

3. Não usar a mesma garrafa para líquidos quentes e frios. Não é apropriado guardar leite em garrafa térmica, porque ele fermenta e deixa cheiro na garrafa.

>> Faca de cerâmica <<

É o objeto mais cortante, perdendo apenas para o diamante. Inerte, não altera sabor, cheiro, nem aspecto. Sua limpeza é simples e fácil e elas são leves, o que facilita na hora de cortes repetitivos. Mas é uma faca mais delicada: não tem flexibilidade de lâmina e pode quebrar se forçar ou tentar cortar ossos ou bater com força em outros objetos ou superfícies duras. Recomendado o corte apenas em cima de tábuas de madeira ou prolipropileno, não recomendado levar em lava louça. Não aceitam afiação de chairas, pedras ou afiadores.

>> Faca de aço <<

Para manter as facas de aço sem arranhões guarde as facas em suas respectivas bainhas ou, na falta da bainha, em uma gaveta ou estojo ou cepo separado. Isso protegerá o fio contra as batidas e colisões e irá garantir que a afiação dure mais tempo.

Para voltar a afiar use chaira, afiador ou pedras próprias para regenerar o fio.

O uso das facas deve ser em cima de tábuas de madeira, bambu ou polipropileno porque usar uma faca sobre superfícies mais duras que o aço como pedras, granito, vidro vai fazer sua faca perder logo o fio, necessitando ficar afiando sempre, o que causa desgaste.

Pode ser levada em lava louça, mas a alta temperatura e o líquido secante vão interferir no fio, o ideal é que se lave à mão sem uso de abrasivos.

>> Máquina de Macarrão <<

Embora seja de inox não se pode lavar, nem à mão nem à máquina, assim como  seus acessórios, utilizar para limpeza, pano seco, pinceis ou papel toalha. O uso de água para limpeza irá ocasionar ferrugem nas engrenagens da máquina.  

>> Porta sabonete líquido <<

O ideal é diluir o detergente com água para a densidade do sabão não estragar as válvulas. Não usar álcool para limpeza das peças.

>> Faqueiros <<

São peças que duram uma vida mas com os devidos cuidados! Não os deixe de molho de um dia para o outro em água. Guarde-os em gavetas com divisórias para diminuir a possibilidade deles ficarem se atritando e causando arranhões.

 

dicas-conservar-utensilios

Aproveite para navegar na loja online da Tool Box e escolher suas utensílios favoritos! Eles entregam em todo o Brasil!