Músicas para entrada da noiva

5 dezembro 2016

Pare um minutinho e imagine uma linda e romântica cerimônia de casamento. Aposto que imaginou a noiva entrando com uma música super emocionante, acertei? Sem dúvidas a entrada da noiva e a sua escolha musical para o momento são a parte mais aguardada de qualquer cerimônia, conscientemente ou não.

E exatamente por esse momento gerar tanta expectativa e frio na barriga de todos, a escolha da música da entrada da noiva é uma das escolhas mais difíceis de se tomar durante todo o casamento! Afinal, toda as noivas querem acertar na escolha e criar um ambiente cheio de emoção, amor e bons sentimentos. Para te ajudar nessa difícil e deliciosa tarefa da escolha da música mais especial da sua vida convidei a doce e talentosa Áquila, do Wesley e Áquila Musical que entende tudo do assunto para dar alguns dicas e indicar 6 músicas maravilhosas para sua entrada. Tenho certeza que você vai amar!

musicas-para-entrada-da-noiva-blog-de-casamento-berries-and-lovemusica-entrada-da-noiva-wesley-e-aquila-2

“Há mais de 10 anos eu canto em casamentos e não é de hoje que as noivas têm a mesma dúvida quando começamos a falar sobre sua entrada na cerimônia: Qual será a música? A expressão delas é quase unânime, as sobrancelhas erguidas e os lábios presos num meio sorriso... E é aí que eu entro em ação!

De fato, a entrada da noiva é a mais esperada por todos, e é bem possível que a música tocada durante sua caminhada seja a mais lembrada da ocasião. Por isso, é totalmente compreensível tantas dúvidas, afinal, são muitas músicas e possibilidades lindas. Sim, porque nem só de marcha nupcial vivem as noivas.

musica-entrada-da-noiva-wesley-e-aquila

marcha-nupcial

 

O tradicional “tan tan tan tan” imortalizado pela princesa Victória no seu casamento em 1858, a Marcha Nupcial de Mendelssohn, ainda é, e acredito que sempre será, o toque marcante da entrada da noiva. Aliás, existem duas marchas bem populares, uma composta por Mendelssohn (“tan tan tan tan”) e a outra por Wagner (“com quem será...”). A princesa Victória usou as duas no seu casamento, uma na entrada e outra na saída.

Mas muitas noivas preferem entrar com uma música mais pessoal, com uma letra que transmita o que elas estão sentindo naquele momento, que fale por elas. Eu acho perfeito! E nem precisa abrir mão da marcha nupcial. É possível emendar a marcha com qualquer outra música que você goste. Com arranjos delicados é possível “casar” as músicas. Claro que se você for daquelas noivas bem alternativas e optar por uma música mais vibrante, talvez seja necessário ajustar a música à marcha, que é mais calma. É como ouvir uma música original tocada numa versão acústica, ou seja, com menos instrumentos e arranjos mais leves. Entendeu quando falo de “ajustar” a música? Então, neste caso, a marcha nupcial vira uma introdução, para anunciar que “lá vem a noiva”, fazendo todos acreditarem que sua entrada será clássica, mas quando você aparecer mesmo, acontece a transição para a outra música que você escolheu, deixando os convidados surpresos.

musica-entrada-da-noiva-wesley-e-aquila-3

clarinada

 

Se você quer mais impacto e uma entrada bem triunfal, pode optar pelos Trompetes Triunfais ou Clarins para tocarem a Clarinada, melodia que antecede a marcha. Ela remete aos tempos antigos onde várias cornetas faziam um anúncio musical para a chegada de uma autoridade, Imperadores, Reis, Rainhas e Príncipes, como vemos em filmes de época, por exemplo.

A música perfeita para a sua entrada é aquela que mexe com você, que toca no seu coração te fazendo imaginar o grande dia, que tem aquela mensagem especial de amor... Sim, tem que falar de amor, uai! E cuidado com as músicas internacionais, dê uma boa analisada na letra, pois a melodia pode ser linda, mas a letra, deprimente.

Sua música dirá muito sobre você. É importante que combine com o seu jeitinho, que reflita sua personalidade, que te faça querer cantar e dançar sempre que você escuta-la nos dias que virão após o casamento. Eu observo muitas de minhas noivas cantando junto comigo enquanto caminham rumo ao altar, olhos nos olhos do noivo, declarando todo o seu amor através daquela canção escolhida com tanto cuidado. É especial demais! E não importa se a música que você quer já tocou no casamento da amiga ou prima no mês passado. Garanto que o noivo nem vai pensar nisso quando te ver toda linda de branco (ou off-white...), as notas ressoando aos ouvidos, fazendo o coração bater mais forte e o fôlego sumir por alguns segundos.

E se estiver dividida entre mais de uma música? Então imagine a reação que você quer causar nas pessoas quando entrar. Entendo que toda noiva quer impacto, emoção, sorrisos, suspiros e até lágrimas, e a música tem o poder de despertar sentimentos. Para lhe ajudar na decisão, imagine como você espera que seja a sua entrada: comovente ou eufórica, suave ou animada, clássica ou moderna?

Já cantei muitas músicas diferentes para a entrada da noiva e quando me perguntam qual é a mais bonita... Ahhh, a sua será a mais especial, com certeza!

musica-entrada-da-noiva-wesley-e-aquila-4

dicas-musicas-entrada-da-noiva-blog-de-casamento-berries-and-love

 

Mas para dar uma ajudinha, selecionei algumas opções que podem lhe inspirar. Algumas já estão com a introdução da marcha nupcial na nossa versão bem delicada com violão e violino ou teclado. São áudios gravados durante a cerimônia ou ensaio, recomendo ouvir com fones para escutar com mais qualidade.

Marcha + A Thousand Years

Marcha + Dia Branco

Marcha + Escolhi te esperar

Marcha + All Star

Marcha + Pra Sonhar

Marcha + Love never fails

Veja mais sugestões inspiradoras aqui

Gostaram? Confesso que não consigo parar de ouvir todas as músicas!

Se gostou, aproveite para conhecer ainda mais o trabalho da Áquila e do Wesley:
site: www.wesleyeaquila.com.br | IG: @wesleyeaquilamusical | FB: Wesley e Áquila Musical