R.S.V.P no casamento

3 fevereiro 2016

Hoje quero conversar com vocês sobre um tema super importante: a confirmação de presença e ausência no casamento, o RSVP. Já aviso que esse post não é importante apenas para os noivos, mas também para todos os convidados do casamento! Quando todas as pessoas entenderem a importância da confirmação teremos menos desperdício e decepção.

RSVPAntes de mais nada eu convidei a Fernanda Lage da Versátil Eventos, que faz um trabalho lindo de cerimonial e assessoria aqui em BH, para nos explicar melhor o que é o R.S.V.P e a sua importância. Logo em seguida explico um pouco das diferenças de tipos da confirmação e faço também algumas considerações. Tenho certeza que vão amar!

Screen Shot 2016-02-03 at 11.30.36 AMRevista Casamento e Cia

“R.S.V.P. é a abreviação de Réspondez S’il Vous Pláit, expressão francesa que significa “Responda, por favor”. Quem já casou sabe quais são as despesas de um casamento e a importância do RSVP. Confirmar presença quando solicitado é no mínimo obrigatório, tendo em vista que é através da quantidade de pessoas confirmadas que fazemos o dimensionamento do evento.

Infelizmente no Brasil ainda é pouco usado, é uma questão cultural que precisa ser mudada.
Engana-se quem pensa que esta confirmação de presença ajudará somente na quantidade a ser fechada com o buffet. Mesas, assentos, decoração, lembrancinhas, bebidas extras, dentre outros, dependem do RSVP.

Os noivos planejam tudo com tanto carinho e nem sempre são retribuídos. Os casamentos estão cada vez mais intimista, para amigos mais próximos e a família. Portanto, se foi convidado e no convite solicita a confirmação de presença, seja com um retorno positivo ou negativo, nunca deixe de fazê-la. Isto demonstra respeito e consideração, bem como evita desperdícios e exageros. Imprevistos acontecem, mas se confirmou sua presença, esteja lá. É uma grande falta de educação confirmar e não comparecer sem uma boa justificativa.”

dica rsvp versatil

Screen Shot 2016-02-03 at 11.31.33 AM

É bastante usual que os noivos coloquem no rodapé do convite as informações para que os convidados confirmem presença. Pode-se colocar a sigla francesa R.S.V.P ou mesmo a frase em português “Confirme a presença”, uma data limite, um telefone para contato e o site dos noivos, caso tenha sido feito.

A confirmação passiva se dá quando o próprio convidado confirma a presença ou ausência ligando ou preenchendo no site dos noivos. Já a ativa funciona quando uma pessoa em nome dos noivos, normalmente o cerimonial, liga para os convidados a fim de confirmar a presença ou não. Como é de se imaginar a confirmação ativa tende a ser mais precisa (desde que não seja os próprios noivos ligando), mas infelizmente em ambos os casos é possível haver uma falha de cerca de 15% pois alguns convidados tem vergonha de falar previamente que não vão, além de imprevistos que podem acontecer durante o dia.

Screen Shot 2016-02-03 at 11.34.26 AM

De forma geral, um casamento tem cerca de 20% de quebra na lista dos convidados, ou seja, se você convidar 200 pessoas provavelmente irão 160 convidados no seu casamento. Porém essa porcentagem pode variar muito dependendo do formato do casamento, por exemplo, em um destination wedding a quebra tende a ser muito maior, enquanto em um mini wedding a quebra tende a ser muito menor, pois os convidados sabem que foram selecionados a dedo.

Por isso é fundamental ter uma assessoria te ajudando nesse processo da lista de casamento. Só ela poderá ajuda-loa a dimensionarem o casamento corretamente evitando tanto desperdícios quanto faltas.

Screen Shot 2016-02-03 at 11.34.07 AM

Precisamos mudar essa cultura brasileira de confirmar a presença mesmo sabendo que não poderemos comparecer no evento. A quantidade imensa de dinheiro, flores e comida que podem ser economizados é real e importante, para o casal e meio ambiente. A ausência justificada é muito menos pior do que a falsa confirmação de presença. Pensem nisso.dica berries rsvp

Fotos: Elaine Fukuyama