15 tendências para os casamentos de 2016

4 janeiro 2016
(Este post tem trilha musical! Aperte o play!)

Foram só alguns dias sem postar aqui (mas o Facebook, Instagram e Snapchat continuaram normais!) que fiquei morrendo de saudades de vocês! Mas hoje o ano começou oficialmente e estou aqui mais firme e forte do que nunca para inspirar amor e coisas doces (como as berries) em vocês! Tenho certeza que 2016 será o melhor ano das nossas vidas!

Achei que não teria post melhor para começarmos o ano do que contando para vocês as 15 maiores tendências para o ano de 2016. Só queria explicar que eu sou totalmente contra escolher determinado detalhe ou item do casamento simplesmente pelo fato de “ser moda”. A moda passa e as fotos do casamento devem ser memórias para se orgulhar durante a vida inteira! No entanto somos influenciados pela época em que vivemos e isso não é necessariamente ruim. Se soubermos nos encontrarmos dentro da moda podemos identificar elementos com a nossa cara e adaptar alguns detalhes para que fiquem do jeito que gostamos e sentimos confortáveis.15 TENDÊNCIAS CASAMENTO

Espero então com esse post inspirar vocês. Olhem para o fundo do coração e reflitam se alguma coisa da lista combina com você e com o seu noivo, se sim, se jogue! Eu particularmente amei tudo e teria, como tive, vários itens da lista no meu casamento.

Screen Shot 2016-01-03 at 9.43.36 PM

1. Luzinhas e letreiros luminosos

Todo mundo já percebeu que as luzinhas cabem tanto na cerimônia quanto recepção do casamento, e que instantaneamente elas criam um ambiente mágico, aconchegante e romântico. Para esse ano são esperados casamentos cheios de varais e cortinas de luzinhas, além de letreiros luminosos, com letras (iniciais do casal) ou palavras de amor. Não tenham medo de abusar desses pontinhos de luz. Quanto mais, melhor!

Luzinhas - D’amor photography luzinhas - Heather Jowett Photographyluzinhas - Claire Penn Photography The Bird & The Bear

Fotos: D’amor photography, Heather Jowett Photography, Claire Penn Photography e The Bird & The Bear

2. Food Truck e Fotos na decoração

Recentemente o Brasil viveu um boom de food trucks e como os casamentos acompanham as tendências de mercado eles invadiram também as festas e prometem ser uma das grandes atrações dos casamentos esse ano, desde carrinhos com sorvete e guloseimas até comidinhas da madrugada, como sanduíches e tacos.

Acompanhando essa tendência de serviços sob quatro rodas as cabines de fotos ficaram mais interessantes e passaram a integrar a decoração, em lindas kombis antigas. Utilizar essas fotos tiradas na hora, bem como fotos da época de namoro do casal e casamentos dos pais são tendência absoluta para esse ano!

food truck - BRAEDON PHOTOGRAPHY food truck - Tom Collins Caravan Bar food truck - one fab dayLove Janet Photography photo - Julie Cahill Photography photos

Fotos: Braedon Photography, Tom Collins Caravan Bar, One Fab Day,  Love Janet Photography, Julie Cahill Photography e Weddingmix blog.

3. Lousas e Plaquinhas

As plaquinhas de madeira e lousas (chalkboards) conseguem deixar tudo mais pessoal, divertido e romântico! Elas servem para direcionar os convidados, inspirar a todos com frases de amor, revelar detalhes do casal e até mesmo como backdrop para fotos com os padrinhos. Não está clichê nem batido, mas pelo contrário, mais em alta que nunca!

plaquinhas lousas

Fotos: eorgina Harrison Photography, Three Nails Photography, Jess Jackson Photographer e Jess Jackson Photographer.

4. Projetos DIY

Sou uma grande entusiasta de projetos handmades e DIY pois acredito que eles conseguem externar a personalidade dos noivos e evidenciar um pouco da história do casal de forma singela e cheia de carinho. É muito recompensador saber que no grande dia teve detalhes confeccionados com muito amor por você, pelo noivo e até mesmo amigos e familiares. A única dica que dou é começar os projetos com antecedência para não sobrecarregar os dias próximos do casamento.

diy diy 2

Fotos: Lucky Malone Wedding Photography, Jillian Zamora Photography, Sara & Rocky Photography e Studio Eleven Weddings.

5. Mesas comunitárias

Tudo que confere aconchego e sensação de proximidade com os convidados as noivinhas antenadas estão em busca. Na minha opinião, nada como uma grande mesa comunitária, para agrupar o máximo de pessoas queridas para se conseguir esse resultado! Para a minha e nossa alegria, as mesas vão se tornam mais compridas nesse ano.

mesas 2 mesas

Fotos: Ruffled Blog

6. Lugares marcados

A preocupação com o conforto dos convidados é tendência para o ano, e por isso mais do que nunca veremos os lugares marcados nas mesas dos convidados. Isso demonstra o carinho que os noivos tem ao pensar em cada convidado individualmente e então escolherem o lugar estratégico para que cada um não se sinta deslocado.

lugares marcados lugares marcados 2

Fotos: Caroline Frost Photography, Colin Cowie Weddings,  I Take You e The Royal Wedding.

Screen Shot 2016-01-03 at 9.47.57 PM

7. Casamentos intimistas em locais naturalmente bonitos e com personalidade

Os números de convidados tem caído a cada ano e a grande promessa para esse ano são casamentos pequenos, mini weddings, em locais naturalmente bonitos, como praia e campo, ou em locais cheios de personalidade, como o restaurante ou museu favorito do casal. Será que amei ou amei muito?

mini wedding - Sugar and Soul Photography mini wedding Priscila Valentina

Fotos: Sugar and Soul Photography e Priscila Valentina.

Screen Shot 2016-01-03 at 9.51.10 PM

8. Beleza natural para noivas

Seguindo a tendência de casamentos com mais beleza natural, as noivas do ano também devem procurar evidenciar sua beleza natural, sem exageros ou excessos.

beleza natural

Fotos: The Pretty Blog

9. Cropped para noivas

Por muitos e muitos anos (leia-se décadas) as noivas utilizaram o tradicional vestido de noiva como vestimenta para dizerem o sim mais esperado da vida. Mas uma tendência que vem com tudo para esse ano de 2016 são os croppeds, o vestido não mais em uma peça, mas em duas. Se você for uma noiva moderna, ousada e com muita personalidade pode considerar essa opção!

Cropped - Erin Jean Photocropped

Fotos: Erin Jean Photo, Archetype Studio e Nouba blog.

10. Vestidos com forro nude

Desde a primeira vez que vi um vestido de noiva com forro nude me apaixonei! O aspecto de cor da pele deixa a noiva ainda mais elegante e feminina. Mais uma vez, se você fizer o tipo de noiva que gosta de inovar pode apostar nesse estilo.

forro nude - Vanessa Kohler forro nude - Vanessa Kohler 2

Fotos: Vanessa Kohler

11. Vestidos com mangas

O tomara-que-caia nunca vai sair de moda, é claro, mas a expectativa é que cada vez mais as noivas se casem com vestidos com mangas, sejam elas curtas ou longas. Podem ter detalhes em renda, pérolas ou cristais.

dresses - fly away bride dress

Fotos:  Fly Away Bride, Christos Costarello e Modwedding.

Screen Shot 2016-01-03 at 9.53.01 PM

12. Inclusão dos cãezinhos de estimação

Com o aumento de casamentos ao ar livre a inserção do animalzinho de estimação aumentou também. Cada vez mais vamos ver os cãezinhos entrando com os noivos, como porta-alianças e como presença vip nos casamentos!

dog dog 2 Wedding Party

Fotos: Virgil Bunao e Wedding Party.

13. Mais personalização: convites e ID Visual

A palavra do ano é personalização! Por isso a criação de uma ID Visual única e exclusiva para o casal é um dos carros-chefes de 2016. É esperado que a papelaria do casamento contenha pelo menos algum elemento que remeta a história ou perfil do casal.

E ainda sobre design, a caligrafia vai invadir inúmeros detalhes, como os topos de bolos.

personalização - Studio Eleven Weddings id visual caligrafia

Fotos: Studio Eleven Weddings, Branco Prata e Tami Melissa Photography.

14. Cardápio variado, com opções saudáveis e welcome drinks

A preocupação com o tipo de comida que comemos é realidade ultimamente. Cada vez mais, por motivos diversos, as pessoas estão adeptas a dieta lac free e glúten free, por exemplo. Por isso os noivos tem se preocupado em incluir no cardápio opções mais saudáveis e para todos: vegetarianos, veganos, com restrições alimentar ou dieta fit. Com isso, principalmente os doces sofreram alterações que vão ficar ainda mais em evidência nesse ano: doces e bolos menos açúcar, com mais frutas, e em opções sem glúten e sem lactose. Frutas como lembrancinha, além de sobremesa são uma forte tendência.

Além da comida as bebidas também receberão atenção especial esse ano: águas saborizadas, chás e sucos podem ser incluídas no cardápio, inclusive antes da cerimônia começar, como uma estação de welcome drinks.

frutas - wedding party 2naked cakedrinks - Hitched in the Hood drinks - Jake and Necia Photography

Fotos: Wedding Party, The Knot, Hitched in the Hood e Jake and Necia Photography.

15. Boho Style (decor, vestidos e acessórios)

Com a crescente proposta campestre nos casamentos o estilo boho ganhou força total. Para este ano são esperados arranjos orgânicos, que misturam flores, plantas, penas e plumas, e também mixing-and-matching no mobiliário, com cadeiras e móveis descombinando entre sí mas criando um ambiente bohemio com muita personalidade e estilo. O boho chic é tendência também para os vestidos e acessórios das noivas!

boho - Vicki Grafton boho Vicki Grafton  2 boho

Fotos:  Vicki Grafton, The bohemian Wedding e Lisa Poggi Photography.

Agora quero saber de vocês. Pretendem incluir algum (ou muitos) dos itens no casamento? Quero saber quais!

  • Carols

    Amei tudo! É exatamente assim que imagino meu casamento! ❤

  • Alaninha

    Siiiim! Pretendo usar váaaarios desses itens!!