Vantagens e desvantagens do Destination Wedding

16 abril 2015

O Destination Wedding nunca esteve tão em alta! O termo se refere a todo casamento realizado fora do local de origem dos noivos e dos familiares, e pode ser tanto um destino nacional quanto internacional. O cenário pode ser uma praia, montanhas, plantação de lavandas, castelos, etc. A ideia é que tanto os noivos quanto os convidados desfrutem de uma viagem inesquecível!Screen Shot 2015-04-06 at 11.07.06 AM

Se você acabou de ficar noiva e ainda não decidiu o estilo do casamento pode avaliar se o destination é uma opção para você. A seguir vou listar alguns pontos positivos e negativos dessa modalidade de casamento. Já adianto que eu amo essa ideia e que se eu fosse me casar hoje provavelmente optaria por ela.

Screen Shot 2015-04-06 at 11.00.58 AM

1. Normalmente acontece em um local muito bonito e com luz natural, como uma praia, e por sí só as fotos já ficam mais bonitas.

2. Pode ser uma solução para a difícil tarefa da lista do casamento! Muitas pessoas não estarão dispostas a investirem em uma viagem para ir ao seu casamento, e de fato, as que realmente se importam com vocês farão o possível para irem!

3. Se o destination wedding for um mini wedding (normalmente é) pode acabar tendo um custo menor pela menor quantidade de convidados ou você pode inclusive investir um pouco mais em melhores profissionais e serviços, já que por exemplo comida, bebida e decoração serão para um número bem menor de gente. Por exemplo, é difícil servir Champagne em uma festa para 400 pessoas, mas para 30 é bem mais fácil.

4. Os noivos podem optar por realizar a lua de mel na cidade do destination wedding e então economizariam nas passagens!

5. Mas uma grande vantagem que eu vejo é o fato de estender a celebração! Normalmente as comemorações começam na sexta, no sábado tem o casamento e a festa pode se estender até o domingo! Então seriam 3 dias festejando o casamento com as pessoas mais queridas pelos noivos! Um sonho não é?

Screen Shot 2015-04-06 at 11.01.28 AM

1. Normalmente é mais trabalhoso organizar por causa da logística dos fornecedores e convidados. Uma dica é contratar uma assessoria da região que será o destination para facilitar a pesquisa pelos fornecedores ou alguma assessoria especializada em destination wedding.

2. É muito importante disponibilizar o maior número de informaçōes para os convidados, como opções de hoteis e pousadas, dicas de profissionais de make/hair no local, e também o maior número possível de informações sobre o deslocamento e o trajeto até o local do casamento.

3. Alguns convidados muito queridos pelos noivos podem acabar não tendo condições de viajar, seja pela saúde, trabalho ou mesmo pelas condições financeiras.

4. Os noivos terão que optar ou por levar profissionais de sua confiança (e arcar com o deslocamento) ou então confiar nas indicações da sua assessoria (mesmo não tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente os fornecedores).

Screen Shot 2015-04-06 at 11.02.38 AM

1. Quando forem escolher o local tentem optar por aquele espaço que tiver a melhor estrutura (cozinha, banheiros, tomadas) e também o de mais fácil acesso, assim vocês evitam gastos adicionais e  dificuldades na chegada dos convidados.

2. Crie um site dos noivos. Disponibilize nele um roteiro para os convidados, incluindo formas de chegar, opções de hospedagem, restaurantes, pontos turísticos, salões de beleza, dicas para obtenção do visto (se necessário), e etc. Isso demonstra que vocês fazem questão da presença deles. Outra informação importante fornecer é quanto ao traje, principalmente padrinhos e madrinhas. Deixem tudo o mais claro possível para os convidados, já que eles não estão acostumados com esse tipo de casamento.

3. Saiba que para realizar um casamento em locais públicos, como a areia da praia, é preciso conseguir um alvará na prefeitura para utilização do espaço.

4. A maioria dos destination weddings acontece em um local aberto e durante o dia, então se estiver quente é interessante pensar em formas de amenizar o calor, como por exemplo oferecendo leques, sombrinhas, água de coco, picolés, sorvete, etc.

5. Considerando ainda que o local seja ao ar livre, tenham um plano B em mente.

Na minha opinião é o Destination demanda um pouco mais de planejamento e dedicação mas que compensa todo o esforço! Serão alguns dias em algum paraíso ao lado das pessoas mais especiais do mundo! Literalmente um sonho!

E para inspirar um pouquinho vocês eu trouxe o destination wedding da Marissa e do Brian que aconteceu em  Windansea Beach, La Jolla, California. As fotos são da fotógrafa Kristen Booth. Impossível não sonhar com um casamento assim..

shipwrecked-elopement-01 shipwrecked-elopement-02 shipwrecked-elopement-03 shipwrecked-elopement-04 shipwrecked-elopement-05 shipwrecked-elopement-06 shipwrecked-elopement-08shipwrecked-elopement-09 shipwrecked-elopement-10 shipwrecked-elopement-11 shipwrecked-elopement-13 shipwrecked-elopement-14 shipwrecked-elopement-15 shipwrecked-elopement-17 shipwrecked-elopement-18 shipwrecked-elopement-19 shipwrecked-elopement-20 shipwrecked-elopement-21 shipwrecked-elopement-22 shipwrecked-elopement-23 shipwrecked-elopement-24 shipwrecked-elopement-25 shipwrecked-elopement-26 shipwrecked-elopement-27 shipwrecked-elopement-29 shipwrecked-elopement-31 shipwrecked-elopement-33 shipwrecked-elopement-34 shipwrecked-elopement-35 shipwrecked-elopement-36

  • Loana

    Boa tarde! Adorei o post, minha dúvida seria com os convidados, o casamento sera em um resort all inclusive para facilitar a vida, o assessores cuidariam da compra das passagens e hotel ou seria os noivos?? Outra dúvida que ninguem fala é se cada convidado paga para os noivos o valor da viagem?Em quanto tempo devo avisar desse pagamento para realizar a reserva.Obrigado